Dia Internacional do Idoso

Portrait of a happy senior woman embracing her husband and both looking at camera

Quando os sinais do envelhecimento devem ser investigados?

Os sintomas do mieloma múltiplo (MM) se confundem com sinais do envelhecimento¹ e especialista explica quando os indícios devem ser considerados sinais de alerta

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que engloba mais de 28 milhões de pessoas no Brasil, equivalente a 13% da população do país2. A partir dos 60 anos, homens e mulheres passam a integrar a faixa etária a qual o mieloma múltiplo (MM)3, segundo câncer de sangue mais frequente no mundo4costuma ser mais recorrente.

A gravidade da doença está relacionada com a velocidade do aparecimento de sinais e sintomas como: dores ósseas decorrentes de fraturas, anemia, insuficiência renal, fadiga e infecções, que costumam ser confundidos com outras patologias4 e que são comuns com o avançar da idade, retardando o diagnóstico4.

O Dr. Ricardo Helman, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica quando essas evidências devem ser investigadas. “Alguns indícios são sinais de alerta, principalmente, quando acontecem repetidas vezes, como fraturas sem causa evidente, infecções crônicas e persistentes, como sinusite, herpes e infecções urinárias, além de alteração no sangue, como Anemia menor que 10g/dl”, explica o especialista.

Pesquisa realizada pela ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia envolvendo 200 pacientes com MM revelou que 28% levaram mais de um ano para receber o diagnóstico e que 37% passaram por vários médicos5.

“O que, geralmente, leva essas pessoas a procurar um médico são as queixas de dores lombares e nas costas. O clínico geral, o geriatra e o ortopedista são os médicos mais procurados por conta desses sintomas. Outra porta de entrada comum é pelo nefrologista, já que a doença pode provocar alterações renais”, afirma o Dr. Ricardo Helman.

Para os pacientes que estão em tratamento, vale ressaltar a importância do envolvimento de uma equipe multidisciplinar. “Apesar da doença não ter cura, o avanço da medicina traz uma nova perspectiva. Olhar para o paciente de forma ampla com cuidados complementares que conte com psicólogo, nutricionista, geriatra, infectologista e fisioterapeuta, por exemplo, pode promover uma melhor resposta ao tratamento e proporcionar mais qualidade de vida”, conclui o especialista.

Referências

• Portal Abrale [Internet],Manual Abrale: Mieloma Múltiplo – Sinais e sintomas. Disponível em: http://abrale.org.br/docs/manual-mieloma-multiplo.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

• Portal Censo 2020 [Internet], Idosos indicam caminhos para uma melhor idade. Disponível em: http://censo2020.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade.html. Acessado em: 27 de Agosto de 2020.

• Instituto Oncoguia [Internet], Mieloma múltiplo, câncer raro, que atinge idosos. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mieloma-multiplo-cancer-raro-que-atinge-idosos/10683/42/. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

• International Myeloma Foundation Latin America [Internet], Mieloma Múltiplo: segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente no mundo. Disponível em: http://www.myeloma.org.br/conteudo_detalhes.php?conteudo=eventos&id_conteudo=752. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

• Revista Abrale On-line [Internet], Sintomas x Diagnóstico. Disponível em: http://www.abrale.org.br/revista-online/desafios-do-mieloma-multiplo/. Acesso em: 09 de março de 2020.

Leia também

Beber água apenas quando surge sede é um erro

by rafaelteoc
8 meses ago

Vacinação contra Covid-19 e mamografia: qual a relação?

by rafaelteoc
3 anos ago

Aumenta em 214% número de cirurgias por câncer de fígado e pâncreas em hospital de Curitiba

by rafaelteoc
6 meses ago
Sair da versão mobile