Em pesquisa inédita, Track.co traça o cenário de satisfação do paciente dos últimos três anos com 3,7 milhões de usuários do serviço de saúde do Brasil

Confident doctor looking at his senior patient while speaking to her

O nível de maturidade da experiência do cliente no setor da saúde ainda é baixo em comparação com outros setores

A Track.co, startup brasileira especialista em gestão da Experiência do Cliente, e referência em experiência do paciente, aponta que o segmento da saúde está na zona de qualidade, o que indica, no geral, um certo nível de satisfação do cliente, embora ainda haja espaço para melhorias importantes. Através do NPS (Net Promoter Score), que mensura o Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer tipo de empresa, foi possível identificar o que tem dado certo e o que precisa de atenção do segmento de saúde.

De acordo com o relatório divulgado neste mês,  o segmento da saúde não costuma sofrer grandes alterações em seus números de NPS e, via de regra, é bem avaliado pelos pacientes. No entanto, isso não significa que a experiência é perfeita. Os feedbacks recebidos pelos pacientes devem ser analisados estrategicamente para identificação das oportunidades de desenvolvimento.

O relatório considerou todas as respostas obtidas de 68 organizações da saúde que possuem um número significativo de respostas e programas ativos de VoP – termo em inglês para Voice of Patient.  Os programas acessam a opinião do paciente para análise de insights estratégicos que auxiliam a planejar as ações de melhoria. Ao longo  dos anos de 2019, 2020 e 2021, foram 3,7 milhões de respostas de pesquisas de NPS relacional. Portanto, hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras de planos de saúde foram analisadas no que diz respeito à experiência geral do paciente para com cada instituição.

“A experiência do cliente é amplamente debatida pelos gestores da saúde nos últimos anos, que buscam padronizar e aprimorar seus processos, além de focar cada vez mais em um atendimento humanizado. No entanto, na saúde o nível de maturidade de Customer Experience, conhecido como a Experiência do Cliente, ainda é menor quando comparado aos outros setores”, explica Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co.

De acordo com Duarte, é extremamente importante identificar, ao longo da jornada do paciente, os pontos estratégicos para o monitoramento da sua experiência. “Apesar do NPS não ser um indicador necessário para a obtenção de diversas certificações no setor da saúde, seu monitoramento é uma ferramenta valiosa para buscar a melhoria contínua de padrões de qualidade do serviço prestado, por meio da percepção da satisfação do paciente. Isto demonstra, sobretudo, o forte compromisso da instituição pela excelência e cuidado para com o paciente”, complementa.

Concluindo, a evolução do NPS da saúde nos últimos três anos, indica uma tendência de aumento de valor, ou seja, os pacientes estão vivenciando uma melhor experiência, o que reflete no crescimento da respectiva satisfação e fidelidade à marca. “As instituições de saúde precisam compreender que a experiência do paciente é multifatorial, isto é, em cada ponto da jornada, poderá ter um ou mais fatores relevantes que afetam e impactam a mesma. Investir apenas em um atendimento humanizado, cordial e respeitoso, não basta, afinal existem vários outros itens que devem ser considerados e são tão importantes quanto o atendimento, a exemplo da infraestrutura, segurança, higiene, habilidade técnica do corpo clínico, entre tantas outras”, finaliza Tomás.

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