GSH Banco de Sangue de Brasília convoca doadores de todos os tipos sanguíneos

Close up of male donor giving blood and holding red stress ball in hand at donation center, copy space

O GSH Banco de Sangue de Brasília segue em sua campanha de convocação de doadores, em caráter de urgência, para que compareçam à instituição para efetuarem sua doação de sangue.

Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém os de Rh A+, O+ e O- são os que mais estão em falta. Mesmo quem não sabe qual o seu tipo sanguíneo pode doar, pois, no procedimento de doação é realizado o teste de tipagem.

O Banco de Sangue enfrenta no momento um déficit de 70% a 80% em seus estoques, recebendo apenas cerca de 10 a 15 doações por dia, quando o ideal seriam 50 bolsas de sangue para se alcançar um equilíbrio.

A instituição ressalta que, de cada 10 pacientes internados nos hospitais, nos mais diversos tratamentos, 1 precisa de transfusão para se recuperar. “Estamos enfrentando um período delicado, pois, além das férias, temos a proximidade do Carnaval e o surto de Dengue que a cidade enfrenta, fatores que afastam temporariamente os doadores”, diz Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação de doadores do GSH Banco de Sangue.

Segundo a coordenadora de captação, a pessoa que contrai dengue fica inapta da doar sangue durante 30 dias após o término dos sintomas. “Ao mesmo tempo, a demanda por hemocomponentes vem aumentando, justamente por causa dessas pessoas enfermas”, diz Ana Luiza.

A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). Para doar, basta comparecer ao local, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

Leia também

Cânceres hematológicos devem estar no radar de política nacional, afirmam especialistas

by rafaelteoc
3 meses ago

Abramed participa de JPR 2023 com painéis e estande

by rafaelteoc
1 ano ago

O burnout no trabalho

by rafaelteoc
3 anos ago
Sair da versão mobile