Indicadores de atendimento via telemedicina disparam em tempo recorde na última semana

Sick woman on online conference with doctor at home for diagnostic and assistance. Caucasian young patient on webcam telemedicine consultation to treat flu virus fever temperature

Disparo nos casos de Omicron e Influenza, no Brasil, são responsáveis por consultas virtuais dobrarem em menos de 7 dias

Apesar de os especialistas ainda não terem confirmado uma nova onda da Covid19 no Brasil, a variante Omicron está provocando um impacto na demanda de atendimento muito grande em todas as emergências dos Hospitais por todo o Brasil. Alguns setores como os de atendimento online, via telemedicina, tiveram grande crescimento na sua utilização. Com a combinação de flexibilizações, festas de final de ano, epidemia de Influenza e novos vírus que estão causando sintomas gastrointestinais, os índices de pronto atendimento das principais plataformas do Brasil estão bem elevados, apontando um aumento significativo.

A Iron Telemedicina, uma das maiores empresas do setor, por exemplo, viu seu índice de pronto atendimento dobrar em apenas 3 dias e mantêm-se assim desde então, forçando um aumento no seu time de enfermeiros e médicos 24hs. “Nosso volume de atendimentos, que costumava ser de 2.000 por dia, já ultrapassou a marca de 4.000 atendimentos por dia nesse início de ano, e acreditamos que a tendencia é aumentar, não só por conta do momento que vivemos, mas também porque os usuários estão mais familiarizados com a telemedicina e confiam no serviço”, explica Jorge Ferro, CEO do grupo Iron.

Para diminuir o impacto desse pico repentino e equacionar as filas de atendimento, a Iron aumentou seu quadro de profissionais. “Aumentamos em mais de 100% o nosso quadro de profissionais de saúde em apenas 4 dias. Graças a uma grande base de profissionais já capacitados na nossa plataforma e que fazem parte do nosso banco de reserva técnica, já estamos realizando treinamento de pessoal para ampliar a capacidade em outros 50% nos próximos dias. Não estamos medindo esforços para atender todas essas demandas e nos preparando para o que ainda pode vir”, afirma o executivo.

Apesar de o Brasil registrar queda nos números de óbitos pelo coronavírus, os casos diagnosticados cresceram 118% nas duas últimas semanas, chegando a uma média móvel de 7.628, segundo o consórcio dos veículos de imprensa.

Mais uma vez, a telemedicina se mostra como uma importante ferramenta para diminuir os riscos de contaminação por aglomeração e para escoar o gargalo das emergências hospitalares. Os atendimentos médicos virtuais estão cada vez mais populares, tanto pela otimização dos serviços prestados, quanto pela segurança. Esses resultados podem ser o ponto crucial para a regulamentação definitiva dessa modalidade, que ainda está sendo discutida pelo governo.

Leia também

Pandemia acelera corrida por digitalização na saúde

by rafaelteoc
3 anos ago

Coronavírus e telemedicina impulsionam o crescimento da receita médica digital

by rafaelteoc
4 anos ago

Bionexo e USP: plataforma inédita

by rafaelteoc
4 anos ago
Sair da versão mobile