Julho Verde: mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Female checking thyroid gland by herself. Close up of woman in white t- shirt touching neck. Thyroid disorder includes goiter, hyperthyroid, hypothyroid, tumor or cancer. Health care. Copy space.

O Julho Verde, mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço, foi criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de  Cabeça e Pescoço com o propósito de disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce de um conjunto de tumores que englobam locais como cavidade oral, faringe, laringe, seios paranasais, fossas nasais, glândulas salivares, tireoide e pele da região da cabeça, pescoço e couro cabeludo. São tumores com significativa mortalidade no Brasil, especialmente porque os pacientes já apresentam doença avançada ao diagnóstico. Por isso, o maior desafio é a detecção precoce.

De acordo com Gabriela Freitas Chaves, médica Oncologista do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei, os principais fatores de risco relacionados ao câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo e o etilismo. “Estima-se que 85% destes tumores estão ligados ao tabagismo. No entanto, vemos o aumento de incidência em pessoas mais jovens e que nunca fumaram, estando estes tumores no geral relacionados ao HPV. Outros fatores de risco são a má higiene oral e a exposição excessiva ao sol.”

Os sintomas vão depender da localização do tumor primário, podendo ser desde rouquidão persistente, aparecimento de feridas na língua que não cicatrizam, aparecimento de nódulos ou massas no pescoço, dor ou dificuldade para engolir, sangramento persistente no nariz, dentre outros. A médica destaca que “a prevenção do câncer de cabeça e pescoço se baseia principalmente em mudanças de hábitos, como a cessação do tabagismo e etilismo, melhora da higiene bucal e vacinação para HPV. Não existem exames de rastreio, o importante é saber reconhecer os sinais da doença para detecção precoce.”

A oncologista acrescenta que “são tumores de difícil abordagem, sendo fundamental a discussão dos casos de forma multidisciplinar, com um time que envolva especialidades como Oncologia, Radio-Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Odontologia, Psicologia, Nutrologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia.”

O Hospital Mater Dei conta com atendimento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no ambulatório do Mais Saúde Mater Dei (onde funciona o Núcleo da Tireoide com fluxo diferenciado), no Hospital integrado do Câncer e no ambulatório do Mater Dei Betim-Contagem. O serviço de Oncologia está situado no Hospital Integrado do Câncer localizado no Mater Dei Contorno e no Mater Dei Betim-Contagem. Além disso, os pacientes podem contar com o atendimento com fluxo diferenciado no pronto-socorro Oncológico. 

Durante a pandemia muitas pessoas com sintomas graves de outras doenças estão evitando ir aos hospitais, buscando atendimento apenas em situações críticas. Nesses casos, ficar em casa é um risco maior.

Não se preocupe: para garantir atendimento a todas as demandas dos clientes sem risco de contaminação, a Rede Mater Dei de Saúde adotou protocolos ainda mais rígidos de acolhimento e tratamento. Há fluxos específicos com áreas físicas separadas exclusivas para a assistência aos pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19. Os clientes de outras especialidades e que têm cirurgias marcadas contam com outro fluxo de atendimento.

Veja, por especialidade, os casos que precisam de atendimento médico imediato. Faça o download do material e deixe sempre à mão: www.materdei.com.br/coronavirus.  

Leia também

Estudo norueguês revela que 52% da população sofre com dores de cabeça

by rafaelteoc
2 anos ago

Mais de 850 crianças na primeira infância morreram por Covid-19 no Brasil

by rafaelteoc
3 anos ago

64% dos profissionais de Recursos Humanos tiveram dificuldade para lidar com ansiedade durante a pandemia

by rafaelteoc
3 anos ago
Sair da versão mobile