Médico ortopedista faz alerta a quem pretende começar a praticar atividades físicas no início do ano

Senior man as runner with armband or fitness tracker at the city's street. Caucasian male model practicing jogging and cardio trainings in summer's morning. Healthy lifestyle, sport, activity concept.

Entre as recomendações está uma consulta médica de check-up

Todo início de ano é a mesma coisa, além de pular as sete ondinhas e realizar simpatias para obter sucesso, as pessoas fazem listas de desejos e promessas para o ano que se inicia, e entre as mais comuns está o início de uma dieta e a prática de atividade física. Porém, de acordo com o Chefe do Departamento de Trauma do Hospital do Trabalhador, o ortopedista e cirurgião Dr. Renato Raad, antes de iniciar qualquer prática, é fundamental que o “atleta do futuro” saiba como está a sua saúde.

“E muito importante que quem se propõe a realizar alguma atividade física procure, antes de tudo, um médico para garantir que a saúde está em dia e para evitar surpresas”, diz o especialista.
Dr. Raad também recomenda às pessoas que prometeram a si mesmas que vão levar uma vida mais saudável neste novo ano, que procurem conhecer seu corpo e seus limites. “Consultar um profissional para adequar a dieta e um ortopedista para saber qual a condição física do seu corpo, ossos, músculos, tendões e ligamentos é muito importante. A atividade física só funciona bem quando o seu organismo está apto como um todo para qualquer prática esportiva”, afirma.

 Agora vai!

Se você prometeu se cuidar mais este ano, é bom ter em mente que a atividade física deve ser feita de maneira gradual, e que você não vai eliminar quilos ou ganhar músculos do dia para a noite. “Muitas vezes, as pessoas iniciam com atividades de alto impacto, querendo perder rapidamente o peso que levaram anos adquirindo, ou então, querem ganhar músculos de um profissional em pouco tempo. Isso é muito perigoso, pois pode causar lesões e traumas que em um curto espaço de tempo tenham indicação cirúrgica”, alerta o cirurgião Renato Raad.
Para manter-se longe de lesões, o especialista afirma que, além de uma consulta médica inicial para conhecer sua saúde, é fundamental que seja escolhida uma atividade física de intensidade leve a moderada para iniciar. “Além de escolher um esporte ou uma prática que a pessoa tenha mais afinidade, é recomendável que antes de tudo seja realizada uma consulta médica, um check-up para evitar surpresas, principalmente se há um histórico de um passado sedentário. Outra dica importante é ir evoluindo na atividade física, nada de pegar pesado de imediato, dessa forma, é mais fácil evitar lesões”, afirma.

Outro fator importante para que a atividade física não fique pelo caminho e para que o objetivo seja atingido é inserir a prática na sua rotina. “Quando nos comprometemos com um propósito  e nos condicionamos a realizar uma atividade física, é importante que ela esteja presente no calendário de forma permanente, sem escorregões e fugas. Reserve um horário para cuidar da sua saúde e, se possível, convide um amigo ou familiar para que pratiquem juntos e ao longo do tempo observem a evolução de ambos. Ter uma companhia para esse tipo de atividade faz toda a diferença e é responsável também por manter a motivação. Assim, além de tornar-se um hábito, fica mais difícil de desistir”, conclui o especialista.

Sobre Renato Raad

Médico ortopedista, traumatologista, formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em ortopedia e traumatologia (SBOT). Atualmente é Chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR) e Membro da Equipe de Ortopedia e Traumatologia e Chefe do Departamento de Trauma do Hospital do Trabalhador, também em Curitiba (PR).

Leia também

Saúde mental entre jovens se torna fundamental para evitar doenças e o suicídio

by rafaelteoc
2 anos ago

Terapia Celular x Covid-19

by rafaelteoc
3 anos ago

Resultados de artigos científicos sobre a doença de Alzheimer que omitem camundongos do título são superestimados na mídia

by rafaelteoc
3 anos ago
Sair da versão mobile