Especialistas da Oncologia D’Or participam de programação cientifica do congresso da SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Especialistas têm presença importante em discussões sobre novas abordagens clínicas e terapêuticas de casos iniciais e avançado de câncer.
De quinta-feira a sábado (3 a 5), a SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica vai promover no Rio de Janeiro o maior evento de oncologia clínica da América Latina. É o XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que terá mais de 300 palestrantes, moderadores e debatedores nacionais, entre eles, nomes da oncologia clínica da Rede D’Or como Clarissa Baldotto, Eduardo Paulino, Gilberto Luiz da Silva Amorim, Henry Najman, José Bines, Mariana Bruno Siqueira e Mauro Zukin.
A oncologista Clarissa Baldotto coordena na sexta-feira (04) um debate multidisciplinar com apresentações de casos de vários tipos de câncer. Também neste dia, o oncologista Eduardo Paulino vai moderar um módulo sobre câncer no ovário e o oncologista José Bines vai discorrer sobre o escalonamento do tratamento da doença HER2-positivo inicial dentro do módulo câncer de mama HER2-positivo.
No sábado (05), a médica Clarissa Baldotto fala sobre o tratamento sistêmico de metástases cerebrais em câncer de pulmão no módulo sobre metástases cerebrais e doença leptomeníngea. O oncologista Gilberto Luís da Silva Amorim vai ser debatedor de dois módulos. O primeiro será dedicado ao câncer de mama triplo-negativo e HER2-positivo. O segundo abordará o câncer de mama luminal. O oncologista Henry Najman discorre sobre a visão crítica dos estudos em 1 linha de câncer gástrico no módulo tumores gastrointestinais – alto. No módulo voltado para tumores gastrointestinais – baixo, a oncologista Mariana Bruno Siqueira fará uma palestra sobre tumores no canal anal. E o oncologista Mauro Zukin será moderador do painel sobre atualizações em oncologia torácica, que integra o módulo sobre pulmão – doença metastática.
O presidente da SBOC, prof. Dr. Paulo M. Hoff conta que, a partir de 2022, o Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica deixará de ser bienal, passando a ser anual. “Optamos por realizar o Congresso SBOC anualmente para acompanharmos melhor o dinamismo com que o conhecimento científico oncológico e da prática clínica acontecem ao redor do mundo”, comenta. Para ele, esta periodicidade é “uma consequência natural da consolidação da SBOC como entidade mobilizadora dessa rede de profissionais e instituições que fazem a oncologia clínica brasileira”.