Os cuidados com a saúde durante dias quentes

Hidratação e proteção solar são fundamentais para enfrentar o calor

Uma nova onda de calor está intensificando o aumento das temperaturas no país. Na capital paulista, a previsão é de 35°C graus ainda nesta semana, de acordo com o Climatempo. Os termômetros podem chegar aos 40°C em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A combinação de dias quentes e secos aumenta os riscos do agravamento de doenças respiratórias e eleva a concentração de poluentes no ar que podem ocasionar irritação nos pulmões. Além disso, a condição climática pode ampliar riscos cardíacos, como o comprometimento coronário, uma vez que para manter a pressão arterial sob controle os vasos se dilatam, fazendo com que o coração trabalhe mais.

A elevação das temperaturas também pode ocasionar fortes chuvas, características dos meses de verão e com isso favorecer ainda mais a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zica e Chikungunya. Algumas regiões do país enfrentam aumento significativo no número de pacientes com dengue. O Estado de São Paulo, por exemplo, contabilizou nesta quarta-feira (13), 60 mortes causadas pela dengue em 2024, e cerca de 196 mil casos confirmados, segundo o painel de controle da doença da Secretaria de Estado da Saúde. Com a nova onda de calor e os riscos de pancadas de chuvas, é preciso ter atenção e cuidados redobrados com a dengue.

“Os principais sintomas da doença são: febre alta, manchas avermelhadas na pele, dores de cabeça e pelo corpo, principalmente nas articulações. Quem apresenta algum desses sintomas deve procurar atendimento médico imediato. A principal forma de prevenção é eliminar pontos que podem acumular água, locais propícios para a proliferação das lavas do mosquito transmissor da dengue. Para isso, é importante manter caixas d´água bem tampadas, evitar o acúmulo de lixo, realizar a limpeza frequente de ralos, calhas, além de eliminar pratos em vasos de plantas”, explica Dra. Sara Morhbacher, clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com a médica, em dias quentes também é importante beber bastante água, para evitar a desidratação corporal. Uma alimentação leve, composta de carboidratos, frutas, legumes e verduras contribui para uma boa digestão e evitar sintomas de desconforto como azia e enjoos. A especialista diz ainda que as pessoas devem estar mais atentas a proteção dos idosos e crianças durante o período.

“A atenção deve ser redobrada com a saúde desse público, que geralmente não sente muita sede e pode se desidratar com mais facilidade. Idosos e crianças são mais vulneráveis as bruscas alterações climáticas”, disse.

Orientações sobre os cuidados para manter a boa saúde durante os dias quentes de verão

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Com 126 anos de história, oferece aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos e uma das mais qualificadas assistências do país. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Leia também

Tempo seco em meio à pandemia

by rafaelteoc
4 anos ago

Janeiro Verde acende alerta para prevenção do câncer de colo do útero

by rafaelteoc
3 anos ago

Câncer de pele: aprenda a identificar pintas suspeitas

by rafaelteoc
6 meses ago
Sair da versão mobile