Nova terapia para câncer de mama triplo negativo é aprovado pelo FDA

World Breast Cancer Day Concept,health care - woman wore white t-shirt with Pink ribbon for awareness, symbolic bow color raising on people living with women's breast tumor illness

Imunoterapia aumenta sobrevida em estágio inicial de câncer de mama triplo-negativo de alto risco e indica maiores chances de cura

Mais uma esperança às mulheres com câncer de mama: a FDA (Food and Drug Administration), agência de saúde americana, acaba de aprovar o registro do imunoterápico Pembrolizumabe (KEYNOTE-522)1, da MSD, no tratamento inicial do câncer de mama triplo-negativo de alto risco, associado à quimioterapia padrão, seguindo a divulgação da atualização de eficáfia, apresentados no último dia 15 de julho na Plenária Virtual da ESMO (Sociedade Europeia de Oncologia).

Na ocasião, o estudo que já havia comprovado o aumento da taxa de resposta patológica completa, mostrou que a adição do pembrolizumabe à quimioterapia padrão foi capaz de aumentar a sobrevida livre de eventos, reduzindo em 37% o risco de ocorrência de eventos da doença, como por exemplo, ocorrência de metástases ou novos tumores primários.

O câncer de mama é o mais frequente em mulheres, sem considerar os tumores de pele não-melanoma. De acordo com o INCA, são estimados 66.280 casos novos em 2021, dos quais 20% são os chamados triplo negativos, o subtipo mais agressivo que geralmente apresenta recorrência precoce e menor sobrevida.

“Esperamos que, muito em breve, nossas pacientes no Brasil também se beneficiem desta importante arma no tratamento do câncer de mama”, comenta Dra. Maria Aparecida Rego, diretora médica para Oncologia da MSD Brasil .

A MSD está avançando rapidamente em um amplo portfólio de cânceres femininos com um extenso programa de desenvolvimento clínico para pembrolizumabe e outros medicamentos em vários tumores ginecológicos e de mama.

Sobre o câncer de mama triplo negativo (TNBC)  

O câncer de mama triplo negativo é um tipo agressivo da doença que tem por característica alta taxa de recidiva nos primeiros cinco anos após o diagnóstico e corresponde a 20% de todos os casos de câncer de mama1. Com maior incidência em mulheres jovens (com menos de 40 anos), latinas e negras, também pode estar associado a mutações nos genes BRCA.

Sobre pembrolizumabe

Pembrolizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que aumenta a capacidade do sistema imunológico de combater as células tumorais. Para se proliferar o câncer frequentemente utiliza mecanismos de evasão do sistema imune inativando os linfócitos-T, células responsáveis por matar as célular tumorais. Por meio do bloqueio da interação entre PD-1 e seus ligantes, PD-L1 e PD-L2, o pembrolizumabe impede a inativação dos linfócitos-T, potencializando a reposta imune anti-tumoral.

Leia também

Dia Mundial da Segurança do Paciente alerta para a importância da prevenção de quedas e lesões durante internação

by rafaelteoc
10 meses ago

Dissecção de Aorta representa risco de vida e exige um diagnóstico adequado

by rafaelteoc
3 anos ago

Dia Nacional de Combate ao Câncer: câncer de ovário é silencioso e tem alta taxa de letalidade

by rafaelteoc
8 meses ago
Sair da versão mobile