Prêmio Gente Rara homenageia a dedicação ao trabalho social e celebra a união que transforma o mundo

People stacking hands together in the park

Carlinhos Brown será um dos premiados. Programação também terá debates com convidados internacionais

Homenagear pessoas que dedicam trajetórias de vida às ações sociais e colocar em evidência a importância da união para as transformações mais importantes que precisamos. Essa é a premissa da sétima edição do Prêmio Gente Rara, que acontece entre 13 e 15 de dezembro, com transmissão integral pela internet e totalmente gratuito. A programação do evento híbrido realizado pela Casa Hunter (Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Hunter e Outras Doenças Raras) apresenta ainda importantes debates relacionados às doenças raras, com especialistas estrangeiros e do Brasil. O músico Carlinhos Brown será um dos premiados, devido a sua trajetória marcante com ações sociais. As inscrições para acompanhar o evento podem ser feitas no site do evento.

O ápice da programação acontece no dia 15, com a premiação dos homenageados. A cerimônia será realizada no Hotel Renaissance, em São Paulo, com participação restrita a convidados. Entretanto, haverá transmissão online, com tradução simultânea para o inglês.

Após a abertura da premiação, um vídeo apresenta as entregas da Casa Hunter em 2021 e, logo em seguida, serão exibidos vídeos com depoimentos pessoais sobre a temática “Ser raro é”. Na sequência, acontece a entrega do Prêmio Gente Rara. Além de Carlinhos Brown, recebem o reconhecimento Augusto Cruz, fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva, e Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Logo depois, será apresentado o talk show “Um Encontro Raro”, com Carlinhos Brown e Deborah Colker, bailarina, coreógrafa e autora do espetáculo “Cura”, sobre doenças raras. Na oportunidade, além da obra de Deborah, o público conhecerá um pouco mais sobre a obra social de Carlinhos Brown, marcada pela condução, desde 1994, do projeto da Associação Pracatum Ação Social, que envolve iniciativas para transformação socioeconômica e resgate da herança cultural na região do Candeal, na capital baiana. O encerramento, com chave de ouro, fica por conta de Carlinhos Brown, que brinda o público cantando duas músicas.

Debates – A discussão sobre o quadro em relação às doenças raras no País é de extrema importância. No total, 13 milhões de brasileiros lutam por diagnóstico e tratamento para doenças raras, que somam em torno de 6 a 8 mil enfermidades. Porém, apesar desses números expressivos, grande parcela da sociedade desconhece as doenças raras, dificultando a identificação das enfermidades e, consequentemente, a busca de tratamento adequado.

Nesse sentido, o Prêmio Gente Rara também debate assuntos importantes nos dois primeiros dias de evento. No dia 13, às 19h30, a programação coloca no centro das atenções o tema “Mãos que transformam o mundo”. Para isso, nesse primeiro dia, a neuropediatra Hannerieke van den Hout, especialista do Erasmus Medical Center, na Holanda, concede entrevista para falar do trabalho desse que é o mais ativo centro de referência no atendimento de pacientes com doenças raras na Europa. O Erasmus é precursor no modelo de atendimento multidisciplinar e responsável por um dos maiores centros de diagnóstico e tratamento para os raros no mundo.

Para repercutir as entrevistas, duas das maiores referências da genética no Brasil: Roberto Giugliani, professor titular do Departamento de Genética da UFRGS, chefe do Grupo de Pesquisa Clínica em Genética Médica do HCPA, coordenador do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional e membro da Academia Brasileira de Ciências; e Chong Ae Kim, médica-assistente da Unidade de Genética do Instituto da Criança do HC-FMUSP e professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP.

No mesmo horário, no dia 14, a entrevista será com John Crowley, advogado e empresário norte-americano, responsável por uma verdadeira revolução na indústria farmacêutica ao assumir a gestão de empresas de biotecnologia e desenvolver novas abordagens de tratamento. Em entrevista exclusiva para a Casa Hunter, o executivo reflete sobre a trajetória das doenças raras nos últimos 30 anos, os desafios de incorporação das novas tecnologias disponíveis e sua trajetória, que inspirou o filme Decisões Extremas, estrelado por Brendan Fraser e Harrison Ford. Crowley tem três filhos, sendo que dois deles sofrem com a Doença de Pomp, enfermidade congênita degenerativa rara e sem cura, que afeta músculos e sistema nervoso.

Para a repercussão da entrevista, a Casa Hunter convidou Eduardo Calderari, vice-presidente da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que representa mais de 50 laboratórios farmacêuticos.

Estandes – A plataforma digital que abrigará todo o evento permitirá às pessoas visitar os estandes dos patrocinadores, conhecendo as principais novidades para diagnóstico e tratamento das doenças raras.

A sétima edição do Prêmio Gente Rara tem, entre os patrocinadores Diamante, a PTC Therapeutics e a Takeda. Já no patrocínio Platinum estão Alexion, Bayer, Horizon, Roche e Sanofi Genzyme e o Golden é da Böeringher Ingelheim. Na categoria Silver estão Biomarin, Novo Nordisk. Pfizer, UnitedHealth Group e Vertex. Além dos patrocinadores, o Prêmio Gente Rara é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo e tem apoio de Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas), GOB e da Casa dos Raros.

Leia também

COC oferece palestras gratuitas a empresas dentro do Outubro Rosa e Novembro Azul

by rafaelteoc
3 anos ago

As possibilidades da vacinação contra a Covid-19 foram debatidos em Webinar

by rafaelteoc
4 anos ago

Dr. Cannabis promove 2ª edição do congresso CNABIS sobre uso medicinal dos canabinoides

by rafaelteoc
3 anos ago
Sair da versão mobile