Rede de apoio é fundamental para que mães consigam amamentar

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

Tema foi abordado durante Amatalks Live promovida pela Maternidade Brasília em comemoração ao Agosto Dourado

Em 30 de setembro, a Maternidade Brasília em parceria com BB Seguros e Exame Laboratório e Imagem realizou, um bate-papo sobre a importância da rede de apoio no período de amamentação. O evento on-line contou com a participação da atleta Kyra Gracie, da pediatra da Maternidade Brasília Sandi Sato e foi moderado pela fundadora da rede de apoio às mães Espichei, Gisele Padovan. O CCBB foi o cenário escolhido e pessoas de diversos lugares do Brasil acompanharam pelo canal do Youtube da Maternidade e participaram enviando dúvidas.

“O momento da amamentação é um momento delicado, nem sempre é fácil. É preciso que haja uma rede de apoio que ajude às mães, seja com informações qualificadas, seja com apoio emocional, para que a amamentação seja um momento de prazer e fortalecimento de laços entre mães e bebês”, destacou Sandi Sato.

A pediatra ressaltou que hoje já há muitas formas de construção dessa rede. “Há 4 anos, criamos na Maternidade Brasília o curso de avós, não só para falar sobre os cuidados com o bebê e a mãe, mas para garantir que a rede de apoio seja a mais segura e prazerosa possível, para que eles possam conhecer e entender a participação de toda a família”, ressalta.

Nem sempre o momento de amamentação é agradável. Há mulheres que encontram dificuldades e é preciso respeitar as diferenças e buscar as melhores alternativas para mães e bebês.  A atleta Kyra conta que sua experiência foi dolorosa no início e lembra a importância de se abordar o assunto.

“Cada mãe tem uma experiencia em relação a amamentação. Muitas das minhas amigas não sentiram nenhum tipo de incomodo e tudo foi maravilhoso. No meu caso tive dificuldades, quase desisti, mas segui o caminho pois sabia da importância da amamentação nas minhas três gestações. Não ficou mais fácil de um filho para o outro. Cada um foi diferente, com a sua particularidade, e é bom falarmos disso para que outras mães se identifiquem”, enfatiza.

Essa foi a quarta edição do Amatalks. O evento é realizado pela Maternidade Brasília e tem o objetivo de destacar a importância do aleitamento materno e desmistificar seus tabus e as inseguranças das mães e das pessoas que a cercam.

“Hoje há muita informação sobre o aleitamento materno e algumas delas chegam a confundir as mães que precisam buscar informações seguras e de qualidade.  A Maternidade tem um ambulatório aberto 24h, para que as mães que estão com dificuldade de amamentar possam ir lá e receber todas as orientações que precisam de forma segura. Somos um centro de apoio e incentivo ao aleitamento materno”, explica a médica.

O conteúdo da Live está disponível no canal do YouTube da Maternidade Brasília e pode ser acessado gratuitamente.

“São muito importantes eventos como esse que trazem experiências pessoais, como a minha, aliadas a conteúdo profissional que pode embasar as experiências que vivemos como mãe. Importante para educar, para esclarecer, para também servir como uma rede de apoio para essas mães que têm dúvidas. É uma possibilidade de apoio e orientação a seguir”, afirma Kira. 

Para conferir na integra acesse o canal do Youtube: https://youtu.be/cST8itTwSwQ

 

Leia também

Como reduzir dores musculares e cólicas menstruais

by rafaelteoc
3 anos ago

5 razões para optar por profissionais que aplicam a técnica de terapia relacional sistêmica

by rafaelteoc
3 anos ago

Mês do Psiquiatra: Como buscar ajuda medicinal para a ansiedade

by rafaelteoc
1 ano ago
Sair da versão mobile