TDAH: Entenda como o esporte pode colaborar no controle da hiperatividade

Hands holding brain with puzzle paper cutout, autism, memory loss, dementia and alzheimer awareness, world mental health day concept

Especialista aponta benefícios de exercícios físicos para pessoas diagnosticadas com o transtorno

O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), é causado por um desequilíbrio de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina. Fatores que possam ocasionar este desequilíbrio neuroquímico, podem ser hereditários,  ou até mesmo por parto prematuro, lesões cerebrais e uso de álcool ou tabagismo na gestação. É caracterizado pela falta de atenção, dificuldade no controle de emoções e na conclusão de tarefas, e hiperatividade contínua, características essenciais na prática de esporte.

Mas como a prática de esportes pode ajudar a controlar a hiperatividade?

Especialista em TDAH e em neuropsicologia pela FMUSP  e diagnosticada com o transtorno, Rosângela Batista afirma: “Obter condicionamento físico regular pode melhorar a capacidade de pensamento e melhorar os sintomas do TDAH, o que se sabe é que a prática de exercícios física ajuda a equilibrar a química do cérebro, através da liberação de neurotransmissores, entre eles a dopamina, que é um déficit do TDAH”.

Rosângela ainda comenta: “A maioria dos estudos de adultos com TDAH utiliza protocolos de exercícios aeróbicos. Mas, é ainda mais benéfico incluir uma combinação de treinamento aeróbico e de resistência para maximizar os benefícios gerais à saúde. Para jovens com TDAH, o exercício intencional é menos importante do que a quantidade total de atividade física que realiza todos os dias”.

Isso acontece pois após a liberação de dopamina, há a liberação de prazer e recompensa, garantindo uma melhor performance. Além disso, a realização de esportes traz uma melhora na função cognitiva do corpo humano, ajudando no controle de tempo, na organização de tarefas e na concentração através da liberação de energia retida no corpo essencial para o controle da hiperatividade.

O exercício físico também está diretamente ligado ao meio comportamental, estimulando convívio social, melhoria na ansiedade e na depressão e também no controle da agressividade. Outra área do corpo que é altamente beneficiada com a prática dos exercícios físicos, é o sistema circulatório, aumentando o fluxo de sangue no cérebro, colaborando na habilidade de pensar. 

Com tais benefícios, o esporte aparece como uma ótima opção para o controle do TDAH. É recomendado que a prática de exercícios seja feita a partir da avaliação médica, buscando o melhor plano de treinamento de acordo com a necessidade do diagnóstico. Consultas com psicólogo ou psiquiatra também são recomendadas durante a prática.

Rosângela Batista

Leia também

Segundo dia da HospitalMed é marcado por fórum da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia

by rafaelteoc
11 meses ago

Câncer de Mama é o mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil

by rafaelteoc
4 anos ago

Setembro amarelo: “90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com o tratamento correto”, alerta especialista

by rafaelteoc
2 anos ago
Sair da versão mobile