Tonturas: médico explica se é normal sentir e quais doenças o sintoma pode indicar

Exhausted tired woman with closed eyes touching head. Wavy haired young woman in casual shirt standing isolated over white background. Headache or burnout concept

Você costuma sentir tonturas? De acordo com o médico Tasso Carvalho, isso não é normal e deve acender um sinal de alerta.

“Não pode ser considerado normal sentir tontura. Esse sintoma pode ser o primeiro sinal de um problema de saúde. Em alguns casos, a tontura pode vir acompanhada de também zumbido no ouvido, enjoos, vômitos”, disse.

A tontura representa cerca de 5 a 6% das consultas médicas. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas se torna mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Tanto que afeta cerca de 40% daquelas com mais de 40 anos, em algum momento da vida, pelos mais diferentes motivos. A tontura pode ser temporária ou crônica, quando é sentida por mais de um mês.

Conforme o médico, alguns dos motivos das tonturas podem estar relacionados à alterações metabólicas, neurológicas, hematológicas e/ou inflamatórias podem causar tontura, como: baixos níveis de glicose no sangue e oscilações da pressão arterial, e pode ser sintoma da Labirintite, Enxaqueca ou Anemia.

“A tontura ainda pode ser causada por efeito colateral de medicamentos, como sedativos, antidepressivos, anti-hipertensivos ou anticonvulsivantes, ou por elevado nível de estresse”, disse.

Segundo Tasso, em todos os casos o indivíduo com recorrência desse sintoma deve buscar atendimento médico para investigação da causa e escolha do tratamento adequado para cada caso.

Sobre Dr. Tasso Carvalho

Tasso Carvalho é Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação Strictus Sensus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e é médico pela pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Tasso também é nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran e AMB). Foi Coordenador do Curso de Medicina na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB) durante dois anos. O médico criou a Integrative Academy, uma plataforma onde já ministrou 13 cursos que abordam o reequilíbrio fisiológico através das terapias de homeostase hormonal, da base da fisiologia à terapêutica.
Registros: CRM 18983 e RQE 12749

Leia também

Pacientes com alto risco de fratura por osteoporose podem ter novo tratamento no SUS

by rafaelteoc
2 anos ago

8 cuidados para evitar dores na coluna

by rafaelteoc
2 anos ago

Anadem: nova lei que garante acesso a cuidado integral para pessoas com Alzheimer é marco para o País

by rafaelteoc
3 semanas ago
Sair da versão mobile