XXII Congresso SBOC reúne especialistas para impulsionar o cuidado oncológico no país

Minimal portrait of elegant mature woman wearing headscarf and looking at camera while standing against white celebrating breast cancer recovery, copy space

Com formato híbrido, evento contará com cerca de 3 mil participantes nacionais e internacionais

Salvador (BA), berço da medicina no Brasil por abrigar a primeira faculdade médica do país, sediará o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, entre 17 e 20 de novembro. Este é o maior evento híbrido da oncologia latino-americana em 2021 e trará atividades presenciais e remotas. São 30 convidados internacionais e 300 convidados nacionais para debater os avanços na oncologia e os desafios do cenário pós-pandêmico para atender pacientes oncológicos que tiveram seus tratamentos suspensos ou que ainda estão com seus diagnósticos atrasados devido ao atual cenário.

A edição do Congresso, organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), selecionou especialistas e montou uma grade diversificada, relevante e com 50% da bancada formada por mulheres, para proporcionar aos inscritos discussões amplas, com novas lideranças da oncologia e contemplando equidade de gênero.

O caráter inclusivo do formato do Congresso contempla, ainda, discussões sobre os principais tipos de câncer que afetam a população, neoplasias raras, áreas em evidência da ciência e prática oncológica. Além do foco no diagnóstico e tratamento, o evento traz amplo debate sobre sistemas de saúde, acesso e políticas públicas, bem como diretrizes para nortear a atuação dos profissionais de maneira assertiva, a fim de minimizar os efeitos da pandemia no estado geral de pacientes oncológicos.

A programação híbrida visa oferecer segurança e inovação aos participantes promovendo a interatividade com todos os congressistas – presenciais e virtuais –, os palestrantes nacionais das sessões ao vivo participarão diretamente de Salvador. Dessa forma, a SBOC oferecerá atualização científica e profissional a participantes de qualquer região do Brasil e do mundo.

Dentre os inúmeros eventos previstos para o Congresso SBOC 2021 estão Joint Sessions com a Associação Americana Para Pesquisa do Câncer (AACR), a Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). As sessões serão realizadas no formato híbrido (virtual e presencial), reforçando a oportunidade de agregar conhecimento e expandir a discussão entre participantes de todo o País.

Também serão debatidos pontos que abordam a complexidade do sistema de saúde brasileiro, como a atuação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (CONITEC) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Neste fórum presencial, previsto para 17 de novembro, os coordenadores visam entender o funcionamento dos órgãos regulatórios brasileiros para garantir mais integração e justiça às políticas de acesso às tecnologias de saúde.

O mesmo fórum abordará a incorporação de antineoplásicos orais na saúde suplementar. O objetivo é debater os ajustes necessários nas regras para acesso por pacientes que buscam este tratamento junto a planos de saúde. O assunto vem sendo evidenciado, principalmente, após o veto ao PL da quimio oral, em julho de 2021.

SOBRE O XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA

De 17 a 20 de novembro de 2021

Evento híbrido | Presencialmente no Centro de Convenções de Salvador + Transmissões Virtuais.

Inscrições e programação disponível em: https://www.congressosboc.com.br/

Leia também

Impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde é destaque em plataforma de educação do Einstein

by rafaelteoc
2 anos ago

Alunas da Unicamp concluem e apresentam Inventário de Gases de Efeito Estufa do HSV

by rafaelteoc
5 meses ago

Sírio-Libanês inicia seu processo de residência médica com novos programas

by rafaelteoc
2 anos ago
Sair da versão mobile