Pandemia reforça cuidados e cria novas oportunidades em mercados de tecnologia, saúde e bem-estar
O ano de 2020 exigiu, sobretudo, capacidade de nos adaptarmos após a chegada do coronavírus. E o mercado mundial precisou encontrar formas de ajudar a população no combate a pandemia e a evitar a infecção. Em números que demonstram a seriedade da tecnologia ultra violeta (UV), o mercado global de equipamentos de desinfecção deve atingir US﹩ 3,4 bilhões (aproximadamente 19 milhões de reais) até 2026, de acordo com a Allied Market Research. A luz ultravioleta é reconhecida cientificamente por ser capaz de inativar vírus e eliminar bactérias de forma rápida e eficiente. A radiação que ela emite destrói o DNA ou o RNA dos microrganismos prejudiciais à saúde. Além de ser segura e confiável, pode ajudar na prevenção de diversas doenças – entre elas, a Covid-19.
Marcio Pacheco, sócio da startup UOVO Labs, acredita que o mercado de desinfecção por UVC está em alta no país e no mundo. “Quanto mais as pessoas têm o conhecimento sobre a contaminação de vírus e bactérias em sua saúde, naturalmente elas reforçam seus hábitos de limpeza”, destaca Márcio Pacheco.
Soluções
No mercado brasileiro alguns produtos se destacam, como o UOVO, primeiro eletrodoméstico brasileiro que elimina vírus e bactérias, incluindo o coronavírus. O formato esférico, como um ovo, com capacidade de 15,5 litros do modelo permite inclusive que compras de mercado, frutas, bebidas, mamadeira, chupetas, celular, carteira, chave, óculos e etc. possam ser colocados no UOVO sem nenhum risco à saúde. A luz UVC destrói a camada protetora e material genético de agentes causadores de doenças, inativando a ação do microrganismo. Objetos expostos à luz ultravioleta têm 99,99% dos vírus, bactérias, fungos, ácaros e germes de forma geral a que foram expostos inativados.
O Tyvek®, na verdade, não é só o nome de um material, mas uma marca registrada: criado em 1965 pela multinacional DuPont. “É um material incrível e está presente em uma infinidade de aplicações em nossas vidas, como embalagens, roupas de proteção dos trabalhadores, revestimentos de estruturas, artigos de decoração, roupas, eletrônicos, embalagens, pulseiras, etiquetas, carteiras, rótulos e muito mais”, explica Marina Valente, gerente de contas DuPont™ Tyvek® para América Latina.
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