Celebrada em 5 de fevereiro, a data reforça a importância do exame para detecção de alterações malignas
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve ter registrado mais de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2021. Esse número leva a sociedade a refletir sobre o assunto e cria importantes datas, como o Dia Nacional da Mamografia, que marca a importância desse exame para o diagnóstico precoce e maior chance de cura da doença.
A mamografia é um procedimento simples que consiste em um exame de imagem por radiografia para identificar lesões e alterações nas mamas. Com duração entre 15 e 30 minutos aproximadamente, é um dos mais tradicionais aliados para a detecção precoce do câncer de mama. Para mulheres de idade entre 50 e 69 anos o ideal é que os exames de rastreamento sejam feitos a cada dois anos.
Nessa questão, a plataforma de saúde VidaClass oferece consultas e exames de maneira mais simplificada, buscando estimular o cuidado preventivo. A empresa também criou o Seguro Bem-estar, voltado às mulheres, que prevê serviços especializados por custos acessíveis. “Atualmente vemos várias novidades sobre tecnologias e exames em medicina preventiva, mas devemos lembrar também dos procedimentos mais tradicionais, como a mamografia, que são, se não mais, tão importantes quanto as inovações que vêm aparecendo. O cuidado preventivo deve ser um hábito além dos serviços e produtos inovadores.”, afirma Vitor Moura, CEO da VidaClass.