Autoconhecimento é mais importante do que autoexame para a prevenção feminina

Conhecer o próprio corpo e buscar ajuda médica na hora certa é fundamental para detecção precoce de nódulos

A atriz Sophia Valverde, protagonista da novela ‘Poliana Moça’, passou por uma cirurgia no A.C.Camargo Cancer Center para a retirada de um nódulo benigno no seio e levantou dúvidas sobre câncer de mama em jovens.
As mulheres, principalmente adolescentes até 24 anos, nem sempre consideram o risco de desenvolver o câncer de mama, porém, todas precisam estar conscientes do próprio corpo e possíveis sintomas. “Nódulos benignos de mama nessa faixa etária são comuns, o que devemos nos atentar é no crescimento descontrolado do mesmo”, alerta Dr. Renato Cagnacci, mastologista do A.C.Camargo Cancer Center e responsável pela cirurgia da atriz.

Ainda cedo para mamografias regulares, que não são recomendadas para mulheres com menos de 40 anos, há outras formas de detecção precoce de nódulos no corpo que os jovens devem estar atentos. “O autoexame da forma que conhecíamos já não é mais tão recomendado, já que pode trazer mais erros do que acertos. É preciso valorizar o autoconhecimento, não ter vergonha de descobrir o próprio corpo, apalpar as mamas e, eventualmente, se sentir alguma coisa, procurar o médico”, recomenda.

O médico ainda ressalta a importância dos exames de rotina e exames ginecológicos como parte da prevenção. É preciso cuidar do corpo como um todo para evitar e/ou identificar precocemente quaisquer doenças.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens nos últimos anos tem chamado a atenção. No Brasil, em mulheres com menos de 35 anos, a incidência hoje está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária em que historicamente apenas 2% dos casos eram observados., por isso o alerta se faz necessário.