Sono infantil: como evitar erros que atrapalham uma rotina saudável

Pediatra dá dicas de como melhorar as noites de sono das crianças

Nina no colo, depois dá passos lentos em direção ao berço e enfim, coloca a criança para dormir. Imediatamente ela acorda, para o desespero da mãe, que se vê obrigada a iniciar tudo de novo. A cena comum é quase um sofrimento. Afinal, o que fazer?

 

Dormir bem é fundamental para a saúde de todos e para as crianças, é sinônimo de um desenvolvimento saudável, necessário ao crescimento e para o desenvolvimento dos órgãos, principalmente do cérebro. Durante o sono, todas as informações adquiridas são processadas e é ali que acontece a memorização, por exemplo. Infelizmente, nem todas as crianças conseguem dormir de forma regular, fato que preocupa pais e responsáveis muitas vezes desgastados em busca de algumas horas de tranquilidade.

 

Para especialistas, alguns hábitos devem ser seguidos para que as crianças tenham um sono de qualidade à noite, especialmente os bebês. De acordo com a pediatra e neonatologista Patricia Terrivel, do Hospital IGESP, os cuidados com a rotina devem começar a partir dos 4 meses de idade.

 

“Devemos começar a rotina do sono a partir dessa idade, que é quando se inicia a produção de melatonina. É importante estabelecer hábitos que ajudem a entender que em determinada hora é o momento de desacelerar, então indico seguir os horários e a sequência das atividades, como tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama, respeitando a idade de cada criança”, acrescenta a médica.

 

“Não respeitar os cochilos durante o dia ou permitir após as 17 horas, e brincar com a criança quando ela acorda são prejudiciais. Além disso, colocar a criança para dormir no colo e depois movimentar para outro local como berço ou cama, também são ações ruins e que podem influenciar negativamente na qualidade do sono”, finaliza Patricia Terrivel.

 

Confira outras dicas de como melhorar a qualidade do sono das crianças:

  • Especialistas recomendam que as crianças devem dormir por voltas das 20h;
  • Cochilos diurnos devem seguir uma rotina de horário, evitando-se das 9h ao meio-dia e das 17h às 20h;
  • À noite a alimentação deve ser mais leve, para facilitar a digestão e o sono da criança;
  • Evite disponibilizar aparelhos como celular, tablet e televisão antes do horário de dormir

Sobre o Hospital IGESP — Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes. A rede IGESP ainda conta mais uma unidade de Pronto Atendimento na região leste de São Paulo, além de 3 unidades ambulatoriais na capital e no litoral. Para mais informações acesse: Hospital IGESP