Diretoria da FBH prestigia cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços de Saúde

Colegiado terá a missão de debater e apresentar medidas de apoio ao enfrentamento dos obstáculos vivenciados pelos prestadores de serviços de saúde no Brasil

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, prestigiou nesta terça-feira, 16, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde. A solenidade, realizada em Brasília, contou com a presença de importantes lideranças institucionais, autoridades públicas, parlamentares e técnicos da área da saúde.

O novo colegiado, coordenado pelo deputado federal, Pedro Westphalen (PP-RS), tem como desafio debater e apresentar medidas de apoio efetivas aos obstáculos enfrentados pelos prestadores de serviços de saúde no Brasil, dos quais são maioria os hospitais filantrópicos.

“Esta união é extremamente importante para consolidarmos uma agenda proativa, não apenas para o setor hospitalar, como para toda área da Saúde, de modo que possamos avançar em pautas essenciais como financiamento, carga tributária, judicialização, entre outros assuntos”, destacou Adelvânio Morato.

De acordo com ele, mais da metade dos atendimentos prestados nos hospitais privados e filantrópicos do Brasil são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que reforça a necessidade de políticas e ações mais efetivas voltadas ao fortalecimento desses estabelecimentos.

Para  o presidente da nova Frente, o principal desafio do setor no Brasil é ampliar o financiamento e o equilíbrio das contas. Ele lembra que, embora o setor hospitalar seja responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de movimentar quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é impactado hoje por uma dívida de mais de R$ 70 Bilhões com o Tesouro Nacional.

“A Frente vai trabalhar para apresentar soluções para os problemas enfrentados pelo setor, sobretudo para oferecer condições para que os hospitais de pequeno e médio portes, assim como as Santas Casas e hospitais filantrópicos, possam continuar desempenhando um grande papel na retaguarda dos atendimentos hospitalares “, frisou Westphalen.

Experiência

Médico de formação, Pedro Westphalen possui uma longa trajetória política dedicada à saúde, iniciada ainda na década de 1990, com a fundação do Sindicato dos Hospitais da Região da Serra (Sindiserra), do Sistema Sindical de Hospitais do Rio Grande do Sul, e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). Hoje, o parlamentar é figura constante em agendas nas quais estão em debate assuntos do setor.

Pedro Westphalen também é um dos autores do Projeto de Lei (PL) 5.413/2019, que cria o Programa de Recuperação e Fortalecimento dos Estabelecimentos Hospitalares de Saúde (Profes). A proposta terá um impacto positivo na sobrevida de milhares de hospitais que hoje se encontram em dívidas com o fisco.