Frio e doenças reumáticas: as dores pioram?

Especialista explica possíveis motivos para o aumento da sensação de dor em temperaturas mais baixas

É comum ouvirmos que durante o inverno algumas pessoas sentem aumentar suas dores articulares. Embora a temperatura baixa não tenha influência direta nas doenças reumáticas, ela pode aumentar a sensação de dor em algumas pessoas.

“A verdade é que poucas doenças têm relação direta com o frio, sendo a principal o Fenômeno de Raynaud – alteração na coloração de extremidades do corpo após exposição ao frio – uma manifestação comum de doenças como a esclerose sistêmica, o lúpus e a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, e em pacientes com gota – que faz o ácido úrico ter maior predisposição à precipitação em temperaturas baixas. Para a grande maioria das doenças, não há uma influência do frio na sua atividade”, explica o reumatologista da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, Nelson Araújo.

Um dos motivos que podem causar essa relação de dor e frio é que esse período pode aumentar a constrição de vasos e músculos, tornando o movimento mais difícil e doloroso para aqueles que já têm alguma doença articular, e também, porque temos a tendência de nos manter em repouso articular e suspender atividades físicas. Além disso, algumas pessoas têm uma maior predisposição a sentir dor devido a mecanismos de sensibilização central da percepção de estímulos dolorosos.

“Para tentar reduzir a sensação de maior intensidade da dor nas baixas temperaturas, o ideal seria uso de agasalhos, aquecedores de ambiente e a manutenção de uma rotina de atividades físicas orientadas, supervisionadas e de baixo impacto, onde conseguiríamos manter a lubrificação adequada da articulação e manutenção do tônus muscular, amplitude e flexibilidade”, aconselha o reumatologista.

É essencial que as pessoas com doenças reumatológicas consultem seus médicos regularmente e sigam as orientações de tratamento. O início do inverno pode ser um momento desafiador, mas, com os cuidados adequados e o apoio médico é possível enfrentar as dificuldades.