São Paulo, 7 de janeiro de 2025 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquistou o Selo de Igualdade Racial concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo.
Criado em 2017, o prêmio reconhece anualmente instituições privadas de diversos segmentos, com sede na cidade de São Paulo, cujo quadro de profissionais contratados contemple, ao menos, 20% de pessoas negras, distribuídas em hierarquias e funções.
O objetivo do selo é incentivar a adoção de políticas afirmativas por meio de cotas no âmbito do trabalho, a promoção da igualdade étnico-racial e reparação histórica à população negra, a mitigação e eliminação gradual de atos discriminatórios e a igualdade material de oportunidades.
A conquista da premiação destaca o compromisso com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) e reforça o propósito de servir à vida. Por meio de iniciativas como o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, a instituição promove um ambiente de trabalho mais inclusivo. Um dado relevante é que atualmente 35% de sua força de trabalho é composta por pessoas negras, o que evidencia os esforços na valorização da diversidade e na construção de oportunidades equitativas.
Essas estratégias são debatidas pelos grupos de afinidade, entre eles o de Raça e Etnia, que promove encontros regulares, espaços dedicados ao debate de ações concretas de inclusão, letramento racial, e fortalecimento mútuo, promovendo o compartilhamento de experiências, aprendizado e crescimento pessoal. “Desenvolvemos um trabalho constante para a promoção da equidade étnico-racial. A conquista de um selo como esse reforça o compromisso que temos com a construção de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos”, afirma Maria Carolina Lourenço Gomes, diretora-executiva de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
“A conquista do Selo é o reconhecimento da jornada de diversidade que reúne esforços constantes da instituição com os grupos de afinidade, para proporcionar um espaço profissional seguro, equitativo e de respeito mútuo. Trabalhamos de forma contínua e responsável para promover cada vez mais oportunidades que servirão de inspiração para quem se sentir representado e desejem criar uma trajetória profissional na área da saúde”, afirma Ana Flávia Rodrigues, gerente de desenvolvimento organizacional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Para Lene Meneses de Araújo Silva, integrante do Origens, grupo de afinidade de Raça e Etnia, do Hospital, a conquista do Selo de Igualdade Racial é um marco importante para o Hospital, pois reafirma o compromisso da instituição com a equidade de acesso e oportunidades à população negra dentro dos universos corporativos.
“Pertencer a uma instituição de saúde que dispõe de políticas afirmativas sólidas e contínuas é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária”, afirma Lene.
Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes – mariateresa.moraes@
Gabriel Brito – gabriel.brito@conteudonet.com (11) 99013-8097
Renata Carvalho – renata.carvalho@conteudonet.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com
Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Bruna Gomes – bruna.gomes@haoc.com.br
Juliete Santos – juliete.santos@haoc.com.br