Desde sua origem, os dados atuam como direcionador para que decisões satisfatórias sejam tomadas pela gestão hospitalar. Mas, apesar de sua importância, ainda existem instituições com o chamado “indicador invisível”, ou seja, quando há pouco ou quase nenhum dado para ser analisado. A consequência dessa ausência é uma administração baseada em intuição ou experiências próprias – cenário esse que pode provocar danos ao paciente e investimentos desnecessários.
De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2024, felizmente, mais da metade (72%) dos hospitais brasileiros realizam a análise de dados para a tomada de decisões. Porém, ainda existe uma pequena parcela significativa (28%) que não possuem indicadores predefinidos ou não utiliza essa ferramenta como apoio à gestão – o que resulta em escolhas incertas e inseguras para a instituição.
“Acredito que mais perigoso do que não ter dados concretos em hospitais é tê-los e não saber como interpretá-los, nem qual é a melhor estratégia a ser seguida a partir dessa análise. Afinal, a invisibilidade pode ocorrer tanto na ausência da informação quanto na falta de visão crítica”, sinaliza Kele Dias, executiva de contas da CeosGO, empresa cuja missão está em potencializar a gestão por meio de soluções digitais.
Ainda de acordo com a executiva, a falta de uma “gestão inteligente” costuma impactar a qualidade do atendimento assistencial e gerar desperdícios. Além disso, dificulta o controle de custos e pode comprometer a segurança do paciente.
Felizmente, com a inclusão cada vez mais assertiva da tecnologia na Saúde, aumentam as possibilidades de acesso à informação em tempo real, o que favorece decisões mais seguras.
Afinal, é por meio de programas de análise de indicadores que o gestor consegue, também, acompanhar a performance da equipe assistencial e identificar o que é necessário para a melhorar a eficiência clínica e operacional. Além disso, há ganhos na gestão de suprimentos – o que permite a disponibilidade imediata de insumos para atender ao paciente -, no aumento da rentabilidade por atendimento, entre outros benefícios.
Assim, em uma realidade na qual a transformação digital já é uma realidade na Saúde, investir na inteligência de dados e na capacitação de profissionais para a sua correta interpretação torna-se fundamental. O resultado disso é a criação de um hospital que preza não apenas pela excelência no atendimento ao paciente, como também pela segurança e eficiência operacional.