Entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, a cidade de Porto Alegre (RS) será palco do Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), o maior encontro da especialidade no país. O evento acontecerá na PUC-RS, reunindo profissionais de todo o Brasil e convidados internacionais para três dias de intensa programação científica e troca de experiências.
Reconhecido como o principal fórum de atualização em cardiologia intervencionista do Brasil, o congresso terá casos clínicos ao vivo, apresentações editadas de todo o Brasil e sessões que abrangem desde técnicas inovadoras até discussões sobre condutas complexas em cenários reais.
Nesta edição do Congresso, serão debatidos os temas mais atuais e relevantes da cardiologia intervencionista, com foco nas técnicas mais avançadas para tratar doenças cardíacas complexas sem a necessidade de cirurgia aberta. Entre os destaques, estão as novas abordagens para a colocação de stents, especialmente em cenários desafiadores, como lesões com calcificação severa, que dificultam a expansão do dispositivo, e em casos de oclusão coronariana crônica, onde é necessário recanalizar totalmente a artéria antes da intervenção.
Também estarão em pauta tecnologias como a litotripsia intracoronária, que utiliza ondas de choque para fraturar o cálcio na parede arterial, e a aterectomia rotacional, que remove a placa antes da implantação do stent. A programação inclui ainda angioplastia de bifurcações, tratamento de pacientes com múltiplas lesões, além de inovações no manejo de doenças cardíacas estruturais, como a estenose aórtica grave, com diferentes modelos de válvulas percutâneas, e novas opções para o tratamento da insuficiência mitral, com dispositivos minimamente invasivos.
“É um encontro essencial para o avanço da especialidade, onde ciência, prática clínica e inovação se encontram para oferecer o que há de melhor ao cuidado cardiovascular”, destaca o Dr. Alexandre Schaan Quadros, presidente do Congresso SBHCI 2025.
Participação internacional de peso
O congresso contará com renomados especialistas internacionais, reforçando seu caráter global e o alto nível técnico das discussões. Estão confirmados nomes como:
– Ajay J. Kirtane (EUA)
– Amit N. Vora (EUA)
– Daniel Chamié (EUA)
– Daniel Springmuller (Chile)
– Daniel Weilenmann (Suíça), Coordenador do Departamento de Cardiologia do Kantonspital St. Gallen.
– Eberhard Grube (Alemanha)
– Guilherme Attizzani (EUA)
– João Brum Silveira (Portugal)
– Mario Araya (Chile)
– Ranil de Silva (Inglaterra)
– Ricardo Petraco (Inglaterra), cardiologista intervencionista do Imperial College NHS Trust.
– Rui Campante Teles (Portugal)
– Shakeel Ahmed Qureshi (Inglaterra)
Com um conteúdo focado em práticas de ponta na intervenção por cateter, o Congresso SBHCI 2025 promete consolidar Porto Alegre como referência na discussão de estratégias inovadoras para o tratamento das doenças cardiovasculares: as que mais matam no Brasil.