Projeto que integra hospitais e operadora de saúde por meio de interoperabilidade é vencedor do 3º Prêmio Inovação

O Conecte Saúde, projeto idealizado em 2020 pelo Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITS) do Hospital Ernesto Dornelles, foi o vencedor da categoria Destaque de Inovação no 3º Prêmio Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A premiação, realizada no dia 17 de novembro e promovida pelo Gabinete de Inovação, reconheceu iniciativas capazes de transformar a cidade por meio de tecnologia, impacto social e sustentabilidade. Entre 750 projetos inscritos, apenas 20 chegaram à final.

 

O case premiado é uma iniciativa de inovação aberta desenvolvida em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS, o Hospital Mãe de Deus, Hospital Ernesto Dornelles e Unimed Porto Alegre, com criação e amparo tecnológico da Sisqualis, empresa do ecossistema Tecnopuc especializada em interoperabilidade, open health, health analytics e proteção de dados em saúde.

 

Embora tecnologias de integração de dados em saúde já existam, seus usos tradicionalmente permanecem restritos a instituições de um mesmo grupo. A verdadeira disrupção do Conecte Saúde está em viabilizar, pela primeira vez, interoperabilidade entre hospitais independentes e uma operadora de saúde, permitindo que equipes médicas e de enfermagem acessem, de forma temporária, segura e autorizada, informações relevantes do prontuário do paciente armazenadas em outra instituição. A parceria demonstra a construção de confiança entre instituições heterogêneas, que se unem por um propósito comum: tornar o ecossistema de saúde mais eficiente e focado no paciente.

 

Para Luis Goulart, gerente de TI do Hospital Ernesto Dornelles, a iniciativa é um marco para o ecossistema de saúde. “O Conecte Saúde demonstra que a interoperabilidade de dados vai além da tecnologia: exige interoperabilidade humana, alinhamento entre equipes e confiança entre instituições unidas por um propósito comum de entregar valor em saúde. O projeto reduz desperdícios, eleva a qualidade e a segurança assistencial e impacta positivamente os desfechos clínicos ao longo da jornada do cuidado da pessoa”.

 

O reconhecimento no 3º Prêmio Inovação reforça o papel do CITS e das instituições parceiras do projeto como protagonistas no ecossistema de inovação em saúde, impulsionando soluções que conectam tecnologia, cuidado e transformação social.