Empresa lança a Ottobock.Care, com padronização de serviços e melhorias para a reabilitação e adaptação de pacientes com mobilidade reduzida
Com cerca de R$ 2 milhões investidos em cada uma das oito clínicas do Brasil, o que totaliza R$ 16 milhões, a empresa alemã Ottobock, que trabalha com a produção de próteses, órteses e cadeiras de rodas, aperfeiçoa o atendimento ao público em suas unidades com o lançamento de uma nova marca. Trata-se da Ottobock.Care, que busca padronizar e aprimorar o atendimento e os serviços das clínicas destinadas à adaptação e reabilitação para pessoas que utilizam tecnologias assistivas. A empresa buscou melhorar o cuidado e eficácia para os pacientes, com reforço em tecnologia, treinamento e pesquisa.
A Ottobock foi criada em 1919 e atua no Brasil desde a década de 1970. Nos últimos 20 anos, passou a investir em um sistema de atendimento aos utilizadores das tecnologias assistivas por meio de clínicas. Nesses locais, o objetivo é proporcionar a adaptação dos pacientes que necessitam de próteses, órteses ou cadeiras de rodas, ou que precisem de algum ajuste e manutenção de equipamentos. A estrutura nessas clínicas também visa tratamento multidisciplinar, desde o atendimento mais clínico, fisioterápico e também acompanhamento técnico, com todas as sessões e etapas de adaptação aos equipamentos.
O diretor de academy da Ottobock na América Latina, Thomas Pfleghar, comenta que a empresa iniciou esse atendimento em parceria com clínicas já existentes com o objetivo de oferecer o melhor cuidado e reabilitação aos pacientes. “Com o tempo, percebemos a importância de ter uma identidade mais coesa e consistente que refletisse a nossa dedicação tanto ao desenvolvimento de tecnologia de ponta quanto ao cuidado direto com as pessoas”, diz.
Para a consolidação desta nova marca que traz a padronização do atendimento, a empresa investiu em cinco pontos: tecnologia e infraestrutura, com melhoria nas instalações; treinamento e desenvolvimento pessoal, com capacitação para o garantir o padrão de atendimento; expansão de clínicas e melhoria na acessibilidade aos serviços; pesquisa e desenvolvimento; e rebranding e marketing, para atualizar a comunicação e identidade de marca. “A mudança permite uma integração mais harmoniosa entre nossos produtos e serviços”, afirma.
Na prática
De acordo com o diretor, a padronização da identidade significa integração entre os avanços tecnológicos e os serviços de reabilitação para os pacientes. Com isso, segundo Pfleghar, os profissionais estão mais capacitados para proporcionar cuidado mais completo e personalizado, focado não apenas nos equipamentos, mas na reabilitação integral do paciente. “O círculo presente da nova identidade visual demonstra exatamente isso: todo o cuidado holístico e a atenção desde a primeira consulta até a adaptação final, com o paciente no centro. Isso também está relacionado com o apoio contínuo e educativo que é proporcionado pelos profissionais mais capacitados, para que deem o suporte necessário aos pacientes e seus familiares”, afirma.
Outra percepção do paciente na prática é a uniformidade do atendimento em todas as unidades. No Brasil, a Ottobock atende nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre. “Os pacientes podem esperar o mesmo alto padrão de cuidado e serviço em todas as nossas clínicas, independentemente da localização. Ou seja, um paciente que costuma receber atendimento em São Paulo e precisa viajar para o Recife, por exemplo, vai encontrar a mesma infraestrutura, tecnologia e pessoal qualificado”, comenta.
Pfleghar ainda frisa que os profissionais que atuam nessas clínicas passam por uma especialização na Universidade Ottobock em O&P, na Alemanha. Os técnicos são levados à Europa para o curso presencial que tem um ano de duração e depois retornam ao Brasil para a implementação dos estudos na prática.
Consolidação e expansão
A empresa quer também, com essa nova marca, fortalecer e expandir os serviços nas oito unidades já existentes no Brasil. O objetivo, segundo o diretor, é alcançar um número maior de pacientes que sejam atendidos por essas clínicas. “Através de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e capacitação de nossa equipe, estamos trabalhando para que mais pessoas possam se beneficiar dos nossos serviços especializados de reabilitação” argumenta.
Embora a curto prazo a empresa tenha como planos esse reforço nas atuais clínicas, a Ottobock não descarta aumentar o número de unidades no país a longo prazo. “Nosso foco sempre permanece em crescer e melhorar as operações das clínicas existentes para alcançar um número cada vez maior de pacientes em todo o Brasil. Estamos ainda investindo em parcerias com outras clínicas e profissionais locais para expandir nossa rede de atendimento e oferecer suporte técnico e educativo contínuo”, explica o diretor.
Sobre a Ottobock
Fundada em 1919, em Berlim, na Alemanha, a Ottobock é referência mundial na reabilitação de pessoas amputadas ou com mobilidade reduzida por sua dedicação em desenvolver tecnologia e inovação a fim de retomar a qualidade de vida dos usuários. Dentro de um vasto portfólio de produtos, a instituição investe em próteses (equipamentos utilizados por pessoas que passaram por uma amputação); órteses (quando pacientes possuem mobilidade reduzida devido a traumas e doenças ou quando estão em processo de reabilitação); e mobility (cadeiras de rodas para locomoção, com tecnologia adequada a cada necessidade). A Ottobock chegou ao Brasil em 1975 e atua no mercado da América Latina também em outros países como México, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Argentina, Chile e Cuba, além de territórios da América Central. Atualmente, no Brasil, são oito clínicas, presentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador.