Alunas da Unicamp concluem e apresentam Inventário de Gases de Efeito Estufa do HSV
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu, na última semana, a entrega do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). O levantamento de dados das emissões dos gases decorrentes das operações do Hospital, iniciado no final do ano passado, foi feito de forma voluntária e gratuita por estudantes do quarto e quinto ano do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrega do material ocorreu no auditório da Universidade Corporativa da Instituição e contou com a presença da Superintendência e de gestores estratégicos. A apresentação do estudo foi realizada pelas alunas Jéssica Cardoso, Karolyne Serafim e Nadiely Silva, orientadas pela profa. Dra. Simone Andréa Pozza, coordenadora associada do curso na Unicamp.
A iniciativa vem ao encontro do Plano Estratégico de Sustentabilidade (PES) da Instituição que, neste ano, publicará seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, alinhado às melhores práticas mundiais de transparência, considerando o tripé Ambiental, Governança e Social, além do conceito de Saúde 4.0.
“Utilizamos como base o ano de 2023. Esse é um projeto de extensão da Unicamp, vinculado ao HSV. Contamos com alguns métodos para análise de dados que nos ajudaram com os resultados. O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é estimulado por atividades humanas como, por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, e que vem auxiliando em termos no aumento gradual da temperatura”, explica a estudante, Karolyne Serafim.
Estudantes durante apresentação do primeiro inventário
Após avaliação, as acadêmicas apresentaram sugestões de como aperfeiçoar o processo e minimizar o impacto das situações identificadas. “Cada gás contribui de maneira diferente, por isso é necessário trabalhar de forma direcionada”, disse Karolyne.
O superintendente do Hospital, Matheus Gomes, agradeceu o empenho e a dedicação das estudantes no levantamento das informações e na elaboração do inventário. Além disso, reforçou que o intuito é tornar a mudança efetiva por meio de novos hábitos e comportamentos. “Nosso objetivo não é ter um resultado teórico, mas prático. Temos que fortalecer as ações de curto, médio e longo prazos para gerenciamento de resíduos, consumo consciente, ações voltadas para o padrão de eficiência ambiental das estruturas e do parque tecnológico, entre outras iniciativas. Não estamos falando só da questão do meio ambiente, já que este é um conceito amplo. Temos orgulho da parceria criada entre o HSV e outras grandes instituições. É uma honra poder contar com a Unicamp nesse projeto”.
Orientadora e alunas celebram sucesso da apresentação ao lado de representantes do HSV