Empresa deve oferecer ambiente de trabalho acolhedor, saudável e seguro
Dificuldade de concentração, lapsos de memória, equívocos de percepção, maior irritabilidade, estresse e insatisfação, aliados a questões somáticas como dores no corpo, alteração no sono e no apetite, fadiga e alergia emocional. Esses são alguns indicativos de que a ansiedade afeta sua vida, interfere na rotina diária e atrapalha no convívio social.
Como mecanismo natural do organismo essa emoção tem como função nos defender de situações perigosas. O que não é saudável é estar em constante estado de alerta, relacionado à preocupação excessiva e à pensamentos negativos, que potencializam a sensação de insegurança e medo.
De acordo com a psicóloga clínica da Medicina Preventiva da Unimed Chapecó, Tatiane Sberse, em alguns momentos se manifestam sintomas mais específicos e intensos característicos de ataque de pânico, como: coração acelerado, dificuldade para respirar, tremores, desajuste gastrointestinal, visão turva, sensação de peso nas pernas, formigamento, boca seca, calafrios e sensação de desmaio.
O coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Unimed Chapecó (PCMSO) e médico do trabalho, Dr. Paulo Fett Neto, ressalta que a ansiedade é uma doença multifatorial. “Há vários geradores dos quadros de ansiedade que podem estar relacionados a fatores genéticos, de experiências na infância, formação da personalidade, vivências externas, entre outros”, comenta.
No ambiente de trabalho existem vários fatores que contribuem para a ansiedade. Entres eles: sobrecarga, muitas tarefas para realizar em um curto espaço de tempo; falta de controle sobre suas atividades; falta de apoio de colegas de trabalho ou líderes; ambiente tóxico, com clima organizacional hostil ou desrespeitoso; expectativas irrealistas com pressão para atingir metas impossíveis; insegurança, ameaças de demissões ou situações precárias; e conflitos com colegas de trabalho.
ESTRATÉGIAS
Para o médico do trabalho, as empresas com maior comprometimento com seus funcionários buscam um olhar mais amplo para a saúde, tanto nos aspectos laborais quanto individuais. “As organizações têm papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho saudável e positivo para seus funcionários, incluindo a abordagem da questão da ansiedade”, defende Dr. Paulo.
Como medidas que as empresas podem adotar, estão: promover a conscientização sobre a ansiedade no trabalho por meio de treinamento de como lidar com esse sentimento de forma eficaz; oferecer suporte emocional, aconselhamento ou terapia para funcionários que estão lutando com a ansiedade no trabalho e fornecer recursos e ferramentas como aplicativos de gerenciamento de estresse ou de meditação.
Ainda, entre as ações propostas, está a de gerenciar a carga de trabalho ao equilibrar as expectativas de produtividade e permitir que os funcionários tenham tempo suficiente para realizar suas tarefas. “Esse dimensionamento de tempo necessário para executar determinada atividade com calma e tranquilidade é uma importante fonte de controle da ansiedade”, argumenta Dr. Paulo.
Para a psicóloga, manter uma rotina organizada é um fator de proteção contra a ansiedade. “Ter horários fixos para dormir, acordar e realizar as refeições, já é um ótimo começo. Também é preciso ter momentos de descanso, utilizar agendas ou outro meio de registro de compromissos e organizar o ambiente em que está inserido”, orienta. No ambiente de trabalho, Tatiane ressalta, é importante conhecer o fluxo e as demandas para definir as tarefas por prioridade, buscar comunicar-se assertivamente e identificar gatilhos.
As empresas também podem criar um ambiente de trabalho acolhedor, que promova a intercooperação e a comunicação aberta, além de incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo horários flexíveis ou dias de folga de acordo com a legislação vigente. “Isso ajudará os funcionários a lidar com a ansiedade e o estresse, bem como estimulará a prática de atividades saudáveis, exercícios físicos, meditação e ações de relaxamento”, justifica Dr. Paulo.
Mudanças de hábitos contribuem para o controle da ansiedade. “Fazer pausas curtas, melhorar a organização são como fatores de proteção, pois contribuem para diminuição do estresse e da agitação. Também auxiliam para aumentar a disposição e clarear o pensamento para uma visão mais realista da situação”, argumenta Tatiane.
LIDERANÇAS X CONFLITOS
Relacionamentos interpessoais saudáveis, confiáveis e positivos são fundamentais para produtividade, eficácia e satisfação da equipe no ambiente de trabalho. Mas, como melhorar o diálogo da equipe para evitar mal-entendido, reduzir os conflitos entre os colaboradores e minimizar os sentimentos de insegurança e de falta de apoio?
Segundo o médico do trabalho as empresas podem investir em algumas medidas, como: comunicação eficaz, honesta e respeitosa; colaboração e trabalho em equipe, compartilhando ideias, conhecimentos e habilidades; reconhecimento e celebração de sucessos, criando um senso de unidade e camaradagem; incentivar o respeito e a diversidade, valorizando as diferenças individuais e criando um ambiente inclusivo e investir em atividades sociais.
“A liderança desempenha um papel fundamental na melhoria do relacionamento interpessoal da equipe. O líder deve incentivar a comunicação aberta e o trabalho em equipe, estabelecer metas e expectativas claras, além de fornecer feedback construtivo. Ele também deve estar atento aos conflitos interpessoais e ajudar a resolvê-los de forma justa e imparcial”, explica Dr. Paulo.
“Considerando os sintomas de ansiedade e o desafio de gerenciá-la, a psicóloga Tatiane comenta que o comportamento ansioso pode vir a repercutir no atendimento das atividades da equipe, afinal, não seria incomum a presença de maior fragilidade na comunicação e no relacionamento interpessoal, atrasos no cumprimento de prazos, baixa tolerância à frustração e desmotivação. Afinal, a ansiedade está relacionada à preocupação excessiva e à pensamentos negativos e antecipatórios”, observa Tatiane.
COBRANÇA EXCESSIVA
A definição clara de metas e expectativas é importante para a produtividade e o desempenho, mas a cobrança excessiva pode levar ao estresse, à ansiedade e ao esgotamento dos funcionários, o que prejudica a eficácia e a eficiência da equipe. De acordo com o médico do trabalho é possível obter resultados expressivos e satisfatórios sem utilizar a pressão demasiada nos colaboradores. “Entre as estratégias estão a de fomentar a colaboração porque valoriza as habilidades e os conhecimentos individuais”, sugere.
Ainda entre técnicas corporativas, Dr. Paulo, recomenda às empresas a incentivar a inovação e a criatividade, na qual os funcionários precisam encontrar soluções para os desafios e pensar alternativas para atender suas necessidades e do cliente. “Oferecer oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, como treinamentos e cursos, aumenta a capacidade do colaborador em realizar tarefas de forma eficiente, sem gerar sensação de cobrança excessiva. Enfim, estabelecer um ambiente saudável aumenta a satisfação e o engajamento dos funcionários, o que consequentemente melhora a eficiência da equipe”, destaca.
NOSSO JEITO DE CUIDAR
A Unimed Chapecó oferece diversos programas para controle da ansiedade e do estresse. Como exemplo estão o Programa de Acolhimento Psicológico (gratuito) e a oferta de plano de saúde, incluindo psicoterapia, Oficina de Gerenciamento de Estresse, grupos terapêuticos ou de gestão emocional para populações específicas como os setores de Oncologia, Laboratório, Autorizações, Núcleo de Governança Corporativa e Corpo Técnico Profissional (COTEP).