Anvisa aprova novo biossimilar do infliximabe
AVSOLA® é o terceiro biossimilar que a Amgen lança no Brasil
A Amgen, uma das empresas líderes em biotecnologia no mundo, obteve o registro do seu quarto biossimilar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O medicamento AVSOLA® (infliximabe) recebeu as mesmas indicações em bula do Remicade® (infliximabe) e tratará pacientes com doenças inflamatórias crônicas como artrite psoriásica, artrite reumatoide, colite ulcerativa, doença de Crohn, espondilite anquilosante e psoríase em placas.
‘’A aprovação de biossimilares em meio ao período de pandemia é muito significativa, visto que, além de reduzir os custos no sistema de saúde, oferecem uma nova opção para ampliar o acesso aos tratamentos biológicos inovadores que tem um histórico positivo de aumentar a qualidade de vida dos pacientes” afirma o Dr. Flavio Steinwurz, gastroenterologista e presidente da Organização Panamericana de Crohn e Colite (Pancco).
A classe de medicamentos biológicos, como os biossimilares, estão disponíveis para o tratamento de diversas doenças crônicas de alta complexidade e são considerados um grande avanço da ciência. O AVSOLA® é um medicamento biológico que inibe uma citocina chamada fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), contribuindo para a diminuição do estado inflamatório comum em pacientes com doença ativa e consequentemente favorecendo a qualidade de vida do paciente. ²
A aprovação de AVSOLA® pela Anvisa se baseou em uma totalidade de evidências composta por estudos de fase I em indivíduos saudáveis e de fase III em pacientes com artrite reumatoide, além de uma extensa comparabilidade analítica para caracterização desse anticorpo, que comprovam similaridade, ou seja, nenhuma diferença estatística na eficácia e segurança do biossimilar em relação ao medicamento originador, sendo assim, a utilização do biossimilar AVSOLA® trará os mesmos benefícios ao paciente acometido por doenças inflamatórias crônicas que hoje é tratado com o medicamento originador contribuirá ainda com a sustentabilidade do sistema de saúde.
Os biossimilares são medicamentos biológicos altamente semelhantes aos biológicos originadores já aprovados, sem nenhuma diferença clinicamente significante em termos de segurança e eficácia. Os biossimilares constituem uma nova opção de tratamento biológico mais acessível que acarretam em economia e aumento de competição de mercado. Essa dinâmica gera oportunidade de aumento de acesso à tratamentos e melhora do equilíbrio do sistema de saúde, permitindo que mais pacientes sejam beneficiados com menor investimento das fontes pagadoras.