Na semana em que se comemora o dia mundial da saúde mental, empresas mostram a importância de focar no bem estar dos colaboradores
Dentro das empresas, a saúde mental dos funcionários tem sido pauta e motivo de preocupação. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social mostrou que, em 2023, houve um aumento de 38% de casos de afastamento por disfunção da atividade cerebral e comportamental.
Com isso, em março deste ano, o Governo Federal estabeleceu a Lei 14.831, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. O principal objetivo da lei é o apoio do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oferta de acesso a meios de obter apoio psicológico e psiquiátrico, implementação de um ambiente de trabalho saudável e seguro, divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa, entre outros.
Atentas com as regulamentações e focadas em oferecer um ambiente de trabalho que promova saúde e bem-estar para seus colaboradores, algumas empresas estão investindo em tecnologia e soluções para seus colaboradores. Neste sentido, empresas como a Mandu, primeira friendtech brasileira focada em estabelecer, por meio de IA generativa, uma relação de amizade com seu usuário, e a Vittude, que oferece o desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, podem ser o braço direito dos RHs.
Já a Vetor Editora, empresa referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas há mais de 57 anos, busca sempre criar ferramentas que conectem os colaboradores com especialistas em saúde mental.
Além de tecnologia e inovação, investir em ações internas é essencial para as empresas engajarem seus colaboradores e se destacarem como exemplo de promotores de bem-estar no setor corporativo. Pensando nisso, destacamos abaixo iniciativas de empresas que tem se destacado no setor