Informar e conscientizar. Com esse objetivo principal, a Retina Brasil realiza neste sábado, 25 de setembro, Dia Mundial da Retina, o Encontro Virtual de Pessoas com Doenças da Retina. O evento será gratuito, transmitido pelo canal do Youtube da associação das 9h às 13h,e contará com depoimentos de pacientes e a participação de palestrantes especialistas em doenças da retina e genética ocular, que apresentarão as informações mais recentes sobre diagnósticos e tratamentos relacionados. Para acompanhar, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=iGh1mEvybWE .

Entre os temas da programação, estão as doenças comuns da retina: a Retinopatia diabética e o Edema macular diabético, que podem acometer as pessoas que convivem com a Diabetes – elas devem, além do controle da glicose e da preocupação com hábitos saudáveis, visitar regularmente um oftalmologista para examinar o seu fundo de olho e prevenir-se dessas doenças.

Segundo a representante da Retina Brasil, Maria Júlia Araújo, a ação dá visibilidade ao tema, chamando a atenção da sociedade em geral para a prevenção e a necessidade de um diagnóstico precoce. “Raras, como a Síndrome de Usher, a Amaurose Congênita de Leber e inúmeras outras, ou comuns, como as relacionadas aos diabéticos, as doenças da retina acometem muitos de nós e muitas delas podem ser tratadas se diagnosticadas a tempo, evitando a perda irreversível da visão. Por isso, é necessário que todos tenham acesso à informação”, explica Maria Júlia.

Ela também destaca a necessidade de abordar o assunto para despertar o olhar das autoridades de saúde à causa. “O acesso aos tratamentos adequados pelo SUS é fundamental para aqueles que enfrentam alguma doença da retina. Muitas perdas visuais seriam evitadas se todos os pacientes recebessem a atenção e os medicamentos específicos e com a regularidade ideal para cada caso”, afirma a representante da associação, que lembra também da importância do teste genético. “Realizar o teste genético, por exemplo, é muito importante para quem tem uma doença hereditária da retina, pois possibilita o diagnóstico correto, a elegibilidade do paciente à tratamentos existentes e testes clínicos no Brasil e no exterior, e permite ainda o aconselhamento genético”, aponta.

Além desses objetivos, a organização lembra que o evento é uma forma de reconhecer e agradecer a atuação dos oftalmologistas, geneticistas, cientistas, que buscam, através de estudos e pesquisas, caminhos inovadores para tratar essas doenças, como terapia gênica, terapia celular, olho eletrônico. Recentemente, por exemplo, foi aprovada e realizada no Brasil uma terapia gênica para a Amaurose Congênita de Leber causada por mutação no gene RPE65.  “O Brasil foi o primeiro país da América Latina a realizar a terapia gênica em 2021. Em breve, teremos informações sobre seus efeitos e resultados”, conta a representante da Retina Brasil.

A Profa. Dra. Juliana Sallum ressalta sobre a importância de buscarmos um oftalmologista regularmente, não apenas para quem tem a necessidade de usar óculos, e faz um alerta a todos: “Seus olhos conectam você com o mundo! Consulte um oftalmologista, pois muitas doenças oculares são tratáveis se identificadas a tempo”, conclui a especialista.

Sobre as Doenças da Retina:

São doenças comuns da retina a Degeneração Relacionada à Idade (DMRI) e as Doenças da retina ligadas ao Diabetes (Retinopatia Diabética e Edema Macular Diabético). Já as doenças hereditárias da retina são um conjunto de patologias raras, que resultam de mutações em cerca de 300 genes, que afetam o funcionamento normal da retina e provocam a degeneração progressiva das células responsáveis pela visão. Crianças com essas doenças podem nascer com baixa visão ou desenvolver, ainda na infância, dificuldades em ambientes escuros, dificuldade de leitura, ou se acidentam facilmente e esbarram em objetos fora do seu campo restrito de visão. Algumas doenças como a retinose pigmentar geram visão tubular e dificuldade com a visão noturna e visão de cores. Outras, como a doença de stargardt levam à perda da visão central, responsável pela leitura. Por vezes, os problemas com a retina se combinam a outras perdas como a audição, no caso da Síndrome de Usher (que acomete a retina e a cóclea).

Sobre o Dia Mundial da Retina:

O Dia Mundial da Retina foi instituído pela Retina Internacional para promover a conscientização das doenças da retina pela sociedade e para expandir a conexão entre as diversas organizações nacionais de pacientes no mundo. Neste dia, os especialistas também são lembrados por sua grande importância: oftalmologistas, geneticistas, cientistas, que buscam, através de estudos e pesquisas chegar aos tratamentos das doenças hereditárias da retina que ainda não têm cura.