Banco de sangue mais tradicional de Brasília precisa da solidariedade de doadores

Hemoclínica está com os estoques de bolsas baixos. Aumento de casos de Covid-19 tem afetado o número de doadores

A Hemoclínica, maior e mais tradicional banco de sangue de Brasília, está com o estoque de bolsas de sangue em nível preocupante e precisa da ajuda da população para reverter esse quadro. É importante que as pessoas continuem doando sangue de forma frequente para que o abastecimento a hospitais e clínicas não seja interrompido.

A unidade, pertencente ao Grupo H.Hemo, maior rede de hemoterapia do País, espera doadores de todos os tipos sanguíneos, no entanto, alerta que A negativo (5%), O negativo (47%) e O positivo (55%) estão com os níveis mais críticos.

O aumento de novos casos de Covid-19 e o surto de gripe em todo o País têm sido um agravante, pois têm afetado de forma direta o número de doadores. A Hemoclíinica apresenta queda de aproximadamente 50% nas coletas realizadas. Em período normal, eram realizas cerca de 300 coletas por semana e o volume caiu pela metade diante do novo cenário.

“É muito importante que as pessoas compareçam ao banco de sangue e nos ajudem a salvar vidas. As transfusões e tratamentos contínuos não podem esperar”, alerta César Gustavo Galvão, Diretor Regional H.Hemo Centro-Oeste.

Novas regras

O Ministério da Saúde atualizou as regras para doação de sangue em função da pandemia. Assim, de acordo com a nota técnica divulgada, quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias.

O mesmo período de inaptidão vale para quem está assintomático, porém com teste positivo. Já pessoas que tiveram contato com casos positivos devem aguardar sete dias do último contato.
Importante frisar que a unidade segue todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, sem qualquer risco ao doador, dentro de um processo muito seguro e tranquilo.

O doador deve estar saudável e em boas condições de saúde. Precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas e procurar dormir, no mínimo, seis horas antes da coleta.

Vale destacar que a Hemoclínica oferece atendimento diferenciado com equipe técnica preparada em espaço seguro e confortável. A coleta dura, em média, 50 minutos do cadastro até a pausa para o lanche.

Serviço (onde doar):
Hemoclínica

Horário: Segunda à sábado, das 07h às 12h

Agendamento: (61) 3346-9788 ou 3245-6929

Endereço: SHLS, nº 716, Bloco C, Entrada B, Setor Hospitalar Sul