O mês de setembro é um dos mais importantes no movimento colorido de campanhas de saúde de prevenção e conscientização, pois possui três cores alusivas e quatro diferentes alertas: Vermelho (doenças cardiovasculares), Amarelo (suicídio) e Verde (câncer de intestino e doação de órgãos).

O que muita gente não sabe é que no dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada pela Organização Mundial da Saúde para alertar para a importância da assistência segura. Falar sobre o tema em um momento de pandemia é ainda mais importante, visto que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) se constituíram em cenários de destaque frente à pandemia, considerando a necessidade de suporte tecnológico e de cuidados avançados aos pacientes com COVID-19.

A Baxter, empresa com amplo portfólio de equipamentos médicos e produtos farmacêuticos, traz ao Brasil o sistema de infusão EVO IQ, o único no mercado que oferece o poder da abordagem combinada de três pilares para apoiar a segurança do profissional de saúde e do paciente, ao Brasil. A EVO IQ ajuda na utilização imediata do recurso de segurança que define a biblioteca de medicamentos. Ela é essencial para identificar erros de programação de infusão potencialmente perigosos, pois contém informações sobre administração, como limites de dose, parâmetros de infusão e recomendações específicas, comportando até 5 mil rótulos de medicamentos no Software DOSE IQ.

O uso consistente da biblioteca ajuda a minimizar o risco de infusões fora do padrão terapêutico para os pacientes.  De acordo com a médica endocrinologista, Dra Ana Salgado Rodrigues, ter uma biblioteca de medicamentos eleva o padrão de segurança do paciente, melhora a eficiência do profissional, e fortalece a adoção de novas tecnologias. “Temos nos hospitais um setor de qualidade e segurança do paciente, e durante a pandemia as ações são tratadas em nosso comitê de crise e o setor de segurança funciona como nosso suporte aos pacientes infectados com Covid-19”, informa.

O sistema do equipamento foi projetado com software de segurança Dose IQ. Essa combinação única e poderosa ajuda a manter a conformidade ao predefinir automaticamente a biblioteca de medicamentos quando o equipamento é inicializado, o que exige menos etapas de programação para iniciar uma infusão; fornecer informações sobre a administração no momento do uso — não somente o nome do medicamento, mas também os limites de segurança flexíveis e rígidos; facilitar atualizações da biblioteca de medicamentos, garantindo que a programação seja baseada nos parâmetros mais atualizados. Além disso, todas as etapas da construção da biblioteca recebem suporte, graças ao comprovado processo de implantação da Baxter. Esse processo inclui treinamento personalizado por um consultor clínico da empresa para a criação rápida e simplificada da biblioteca de medicamentos.

A bomba de infusão Evo IQ foi projetada para deixar o trabalho dos profissionais da saúde mais eficiente, seguro e confiável oferecendo além disso, desenho leve e portátil, com opções de empilhamento e estação de acoplamento para a organização do leito hospitalar; proteção contra fluxo livre com uma pinça deslizante embutida no sistema do equipo padrão da Baxter; relatório de segurança de infusão personalizado para a instituição com uso do software de segurança Dose IQ; organização simples dos parâmetros de infusão críticos na tela; monitoramento de pressão de infusão de forma dinâmica e com rápida indicação de acúmulo de pressão na linha do equipo e reinício automático posterior exclusivo para minimizar interrupções na terapia e alarmes (de áudio e visuais) diferenciados por gravidade para ajudar a minimizar a fadiga de alarme.