Bionexo e USP: plataforma inédita

• Sistema incentiva intercâmbio de itens entre unidades hospitalares, promovendo a solidariedade em favor da população;

• Objetivo é antecipar demandas e necessidades dos hospitais, abastecendo seus estoques de forma efetiva na pandemia;

• Plataforma pode ser utilizada gratuitamente por hospitais privados e públicos.

A Bionexo – health tech líder em soluções digitais para gestão em saúde – e a Universidade de São Paulo (USP) lançam uma plataforma inédita de gestão de insumos médicos (http://info.bionexo.com/calculadorausp) que deverá revolucionar a cadeia de suprimentos hospitalares. Por meio de um sistema inteligente de algoritmos, a plataforma mapeia a quantidade necessária de itens por unidade hospitalar em determinada região, permitindo a elas projetar o seu consumo futuro e incentivando a solidariedade entre os hospitais com o objetivo de assegurar que os estoques sejam usados de maneira efetiva e equânime em favor da população.

Para isso, a plataforma analisa o consumo histórico recente de compras de cada hospital, os dados do seu perfil – taxa de ocupação, quantidade de leitos e ordem de compras, entre outros – e a sua capacidade máxima de consumo, e ao mesmo tempo a demanda por insumos médicos da região em que está inserido. Cruzando os dados do comportamento da Covid-19 no município, a quantidade de leitos na região e no próprio hospital, é possível aferir se o hospital está em situação crítica (quantidade de leitos e itens menor do que a necessária para atender os pacientes) ou não. A plataforma busca ainda equilibrar os estoques, estimulando a colaboração entre os hospitais de uma mesma região.

Os hospitais, por sua vez, podem selecionar no sistema determinado item e quantidade que está sendo usada semanalmente, a posição atual no estoque e as ordens de compra em aberto. Assim, é possível antecipar cenários futuros diante da imprevisibilidade imposta pela Covid-19, evitando a realização de compras e formação de estoques desnecessários pelos hospitais. Com um marketplace de quase 2.200 hospitais e mais de 10 mil fornecedores, a Bionexo está oferecendo essa plataforma de forma gratuita a hospitais públicos e privados, como parte de suas iniciativas e ações de combate ao coronavírus.

“A Bionexo está fortemente engajada no combate à Covid-19 e estamos muito orgulhosos em oferecer de maneira gratuita esta plataforma que realiza uma gestão inteligente dos suprimentos médicos. Por meio dela, esperamos auxiliar os hospitais em seu processo de compra visando a atender de forma mais efetiva toda a população”, afirma Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.

“Há uma série de iniciativas em andamento na Bionexo para apoiar hospitais na pandemia. A parceria com a Universidade de São Paulo é uma demonstração de que a aproximação entre o setor privado e a academia pode produzir bastante valor à sociedade”, comenta Denis Neves, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Dados da Bionexo.

A Bionexo vem liderando um trabalho incansável junto a entidades, órgãos públicos e milhares de hospitais e fornecedores de equipamentos médicos para ajudar as unidades de saúde a terem acesso aos insumos básicos neste momento crítico. A companhia – detentora de um marketplace que conecta mais de 10 mil fornecedores do Brasil, Colômbia, México e Argentina a mais de 2 mil hospitais no Brasil – vem realizando uma série de iniciativas no combate ao coronavírus.

Recentemente, liberou o acesso gratuito à sua plataforma digital para hospitais e fornecedores, viabilizou, por meio de sua inteligência e tecnologia, a doação realizada pela sua sócia Temasek de 250 mil máscaras de proteção para a Confederação das Santas Casas; e realizou uma parceria com o BNDES visando arrecadar R﹩ 100 milhões para apoiar hospitais filantrópicos. Além disso, vem conduzindo uma série de webinars com temas envolvendo o futuro da Saúde em suas diferentes áreas.