Está no ar a campanha solidária de Natal do GSH Banco de Sangue de Brasília que, há alguns anos, vem aquecendo os corações de doadores e pacientes nesta época do ano.

Pelos próximos dias, as pessoas que forem à instituição doar sangue serão surpreendidas com uma árvore de Natal ornamentada com expressões de agradecimento enviadas pelos pacientes que recebem as bolsas de sangue. A ideia é estimular a troca de mensagens, convidando os doadores a também deixarem uma palavra de esperança a esses pacientes que estão internados nos hospitais em tratamento. Os doadores receberão também uma pequena lembrança para enfeitar sua árvore de Natal.

Para complementar o tom do clima natalino, as peças que começam a ser veiculadas nas redes sociais do Banco de Sangue trazem o mote “Decore seu Natal com esperança – neste Natal, cada doação é uma luz a mais na árvore da esperança”, reforçando que o gesto solidário da doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

O GSH Banco de Sangue de Brasília ressalta a importância de sensibilizar a população para a necessidade da doação de sangue neste período em que há uma queda acentuada nos estoques, em função das festas de final de ano, das confraternizações nas empresas e entre amigos e as férias escolares, em que as famílias viajam e, assim, muitas pessoas se esquecem de doar sangue.

“É um momento de confraternização e solidariedade e, por isso mesmo, é importante nos lembrarmos também dos pacientes que estão internados e precisam dos hemocomponentes para seus tratamentos”, afirma Isabela Dias, coordenadora técnica do GSH Banco de Sangue.

A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). Para doar, basta comparecer ao local, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Imagem: divulgação