Durante esse mês, a luta pela saúde preventiva do homem fica em ascensão, isso porque no dia 17/11  é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 65 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata todos os anos.

Esse dado é considerado alarmante uma vez que a doença quando identificada em seu estágio inicial, apresenta grandes chances de cura. Por isso, com objetivo de alertá-los e deixar clara a importância da saúde preventiva nos homens, o Dr. Arnold Peter Paul Achermann, urologista e membro da Doctoralia, listou quatro dicas.

Atividade física regular

Manter uma rotina de atividades físicas regulares é indispensável quando falamos em saúde. Principalmente para os homens, a preservação da massa muscular ajuda a manter um bom metabolismo, facilitando a manutenção do peso ideal.

Alimentar-se adequadamente 

Assim como a atividade física, a alimentação é um ponto muito importante para a saúde. Uma alimentação saudável fornece os nutrientes para o equilíbrio do nosso funcionamento cerebral e ter uma boa relação com a comida e com o corpo também contribui para uma mente sã.

Não fumar e nem exagerar em bebida alcoólica

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou uso de cigarro, por exemplo, causa maior vulnerabilidade para que qualquer tipo de doença apareça.

Atentar-se às comorbidades

Caso tenha comorbidades (diabetes, hipertensão, etc), é preciso mantê-las bem controladas com medicamentos. Isso diminui o risco do aparecimento de doenças extras.

Lembre-se, ir ao médico regularmente não previne câncer de próstata, mas sim permite o diagnóstico precoce. Assim, caso diagnosticado o câncer, teremos maior chance de tratar e curar esse paciente.