Frente Nacional de Fortalecimento aos lares para idosos lança cartilha focada no manejo clínico de casos suspeitos e confirmados pela covid-19
**Rubens de Fraga Júnior
A elevada vulnerabilidade das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) à infecção pelo novo coronavírus repercute gravemente na morbidade e letalidade em âmbito nacional e internacional. Essa situação motivou a produção desta cartilha, focada no manejo clínico de casos suspeitos e confirmados de covid-19. Esta é mais uma produção desenvolvida pela equipe da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI / Região Sudeste.
A Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI percebeu a necessidade de oferecer um material cujo foco fosse exatamente o manejo diário de casos no contexto das ILPI de modo objetivo e prático. A produção, organização de capacitação e implementação da proposta da cartilha prevê sua socialização e discussão com toda equipe da linha de frente das instituições, envolvendo os cuidadores de idosos, equipe de enfermagem, equipe multiprofissional e demais colaboradores.
O material aborda critérios de manejo clínico por meio de um algoritmo, planilha panorâmica da instituição, alas e quartos baseados no sistema Kanban de gestão à vista, além de oferecer um guia de bolso com orientações práticas para a equipe ser capaz de classificar os idosos residentes com suspeita e/ou confirmados com a covid-19.
Orientações para internação conforme a gravidade dos casos e os cuidados em caso de retorno hospitalar e da admissão na ILPI de novos residentes, bem como outros instrumentos de apoio para identificação dos quartos e para a rotina de cuidados, estão disponibilizados no formato de links de acesso para os materiais planejados e organizados em formato simples, prontos para a implantação do modelo proposto de manejo na ILPI.
A cartilha se desdobra ainda com roteiro de capacitação para os profissionais que estão no cotidiano dos cuidados em ILPI, considerando a diversidade de infraestrutura e condições das instituições brasileiras. Além das apresentações virtuais já realizadas, a ideia é iniciar os encontros de capacitação pelos estados da Região Sudeste e, por meio de multiplicadores, implementar nas demais regiões do Brasil. Os multiplicadores poderão articular ações para facilitar a execução da metodologia sugerida para que mais profissionais possam se tornar referência da temática em sua instituição e, consequentemente, atuar de forma mais segura frente às dúvidas e anseios desafiadores relacionados à pandemia da covid-19.
Por fim, no material é possível acessar outras produções da Frente Nacional, como a cartilha com orientações para os cuidados com a equipe de cuidadores, o passo a passo para articulação do plano de contingência, envolvendo a gestão municipal para a retaguarda do cuidado em rede, imprescindível para as ILPI neste momento.
*Rubens de Fraga Júnior é Especialista em geriatria e gerontologia. Professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.