Cardiologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição destaca a importância do período de descanso para realizar exames

As férias na metade do ano certamente coincidem com o recesso escolar, época em que as pessoas aproveitam o tempo livre para descansar, se divertir e curtir o momento em família. Porém, mesmo no período de descanso não podemos deixar de priorizar a saúde e o bem-estar. Para alertar sobre a importância do check-up cardiológico, o Dr.  Nélio Gomes, cardiologista do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, lista os principais exames para manter a saúde cardiovascular em dia.

O médico explica que não existe uma idade específica para realização do check-up, inclusive crianças e adolescentes devem ir ao pediatra fazer seus exames de rotina, e, principalmente, a partir dos 40 anos é interessante priorizar exames do coração. “É importante realizar o check-up cardiológico anualmente ou de acordo com a recomendação médica para cada caso. Afinal, temos nos deparado com pacientes cada vez mais jovens apresentando doença coronariana e, consequentemente, infarto do miocárdio, que muitas das vezes causa morte súbita”, pontua.

Segundo Dr. Nélio, o momento do check-up anual é a oportunidade de encontrar o diagnóstico precoce de alguma doença em estágio inicial, que o paciente ainda não tenha manifestado nenhum sintoma. Dentre as doenças cardiovasculares que podem ser apontadas durante uma bateria de exames cardiológicos estão as coronarianas.

Os principais exames para um panorama cardiovascular começam com o ecocardiograma, a avaliação carotídea e o teste de esforço físico. “Geralmente, o check-up cardiológico é direcionado para cada caso e para cada queixa específica do paciente, porém o eletrocardiograma é o exame indispensável na primeira consulta. Já o ecocardiograma traz uma avaliação estrutural do coração, mostra em relação a sua contratilidade e avaliação das válvulas cardíacas”, acrescenta o cardiologista do HCNSC.

Para o especialista, o período de descanso das férias também é um bom momento para adquirir bons hábitos alimentares e o início para uma vida mais ativa. O bem-estar completo pode começar com um café da manhã saudável, dando preferência à alimentação livre de gorduras e açúcares, além da prática de atividades físicas, reforçando sempre a liberação do cardiologista.

Por fim, o médico ressalta a importância de procurar um clínico geral ou cardiologista para orientar sobre o check-up de rotina, exames cardiológicos e isolados (realizado para acompanhamento de alguma doença já pré-existente que exige acompanhamento específico). “Procure sempre orientação médica para qualquer área da saúde, desde o mais grave problema até um tratamento de estética, veja se o profissional é certificado na área de especialização”, finaliza.