Tecnologia facilita identificação de novos mercados e guia melhorias na rede prestadora de serviços

Especialista em inteligência de mercado, o médico radiologista Ademar Paes Júnior uniu essas duas vocações para criar a LifesHub, startup catarinense que nasceu em 2020 e se especializou na análise detalhada de milhões de informações agrupadas de mais de 17 mil fontes distintas para auxiliar empresas na definição de estratégias comerciais. Usada por operadoras de planos de saúde, fabricantes de medicamentos e equipamentos médicos, clínicas e hospitais, a plataforma desenvolvida pela empresa está sendo apresentada na Hospitalar 2024, que ocorre em São Paulo até sexta-feira.

“As empresas da área de saúde convivem com custos bastante elevados, demanda sempre crescente, competição acirrada e orçamentos restritos. A eficiência pode ser uma questão de sobrevivência nesse mercado”, diz Ademar Paes Júnior. Segundo ele, há exemplos que mostram como o uso adequado de dados melhora a performance das empresas do setor.

Em parceria com a LifesHub, prestadoras de serviços, como clínicas de exames por imagem e laboratórios de análises clínicas, usaram georreferenciamento e inteligência de dados para mapear as grandes empresas localizadas na área próxima às suas unidades que ofereciam plano de saúde aos colaboradores. Também foi avaliado o perfil dos beneficiários e identificado o volume de serviços mais usados – ou oferecidos, mas subutilizados. A informação serviu de guia para ações comerciais na vizinhança, até com a definição de comunicações específicas para determinados públicos.

Operadoras de saúde suplementar e fabricantes de medicamentos e equipamentos também utilizam a plataforma. Nos casos das operadoras, por exemplo, é possível separar empresas potenciais clientes que já oferecem plano de saúde daquelas que ainda não tem esse benefício disponível para os colaboradores. Os dados também mostram a variação da demanda atendida pela rede credenciada, cruzando a necessidade com a oferta disponível na localidade, o que permite ajustes para melhorar o atendimento e controlar custos.

www.lifeshub.com.br