Cinco informações sobre telemedicina que você precisa saber
Paulo Granato, médico e diretor da Alba Saúde informa como a ferramenta está sendo utilizada nesse momento de pandemia e beneficiando os pacientes
Com a pandemia da Covid-19, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa, evitando o contágio pelo novo coronavírus. Mediante a essa questão, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a telemedicina, que está sendo uma ferramenta eficaz diante do isolamento social. À frente da Alba Saúde, rede de clínicas com cinco unidades no Rio de Janeiro e mais de 40 especialidades – todas também disponíveis em consulta online, o médico e diretor da rede, Paulo Granato, lista alguns requisitos importantes para a utilização da telemedicina.
Evitar deslocamento, aglomerações e economizar tempo
Por meio da consulta online é possível diagnosticar os primeiros sintomas de determinadas doenças e solucionar casos que não tenham tanta complexidade. Dessa forma, se evita ir a hospital. Além disso, há especialidades que já vêm utilizando a telemedicina como suporte, como no caso de atendimento psicológico, que tem tido um aumento na procura neste período. Pediatra e clínico-geral também têm procuras recorrentes nos agendamentos.
Como é feita?
A teleconsulta é agendada por telefone ou mídias sociais. Com horário marcado, o médico entra em contato com o paciente por meio de vídeo chamada e assim, se inicia o atendimento.
O que o médico precisa saber?
É necessário passar todos os sintomas que está sentindo, assim como histórico de doenças anteriores. Em alguns casos, como nas consultas para sintomas de Covid-19, é importante ter um termômetro para aferição da temperatura.
Avalia sintomas de Covid-19
Muitas pessoas não sabem quais são e também estão com medo de contrair a doença causada pelo novo coronavírus. Estamos numa época de temperatura mais frias, por isso, é comum ter alguns sintomas de resfriado, que podem ser semelhante à alguns sintomas de Covid-19, mas não necessariamente a doença. Assim como falta de ar, que é um sintoma de ansiedade e que muitos estão tendo queixas.
A telemedicina tem auxiliado a evitar que as pessoas saiam de suas casas pensando que estão com a doença. Por isso, é feito um teste com paciente para avaliar a respiração, assim como tosse e febre, com o uso de termômetro. Os demais sintomas são avaliados através de testes sugeridos pelo médico que presta o atendimento.
Oferece acesso à diversas especialidades
Através da telemedicina é possível se consultar com diversas especialidades. Se o paciente está com um sintoma simples, mas que tem incômodo como no caso de ginecologista, oftalmologista, dermatologista, ortopedista, etc, é possível ter atendimento com segurança e qualidade, sem sair de suas casas neste momento em que o isolamento social é tão importante para todos.