Clínica de fisioterapia da Universidade São Judas oferece tratamento gratuito para tratar sequelas pós-Covid

Atendimento ao público será no campus Mooca, iniciativa faz parte de estudo inédito da instituição de ensino

Não se sabe ainda as consequências da infecção por Covid-19 no corpo, mas uma pesquisa da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, afirma que mais da metade dos infectados pela doença pode apresentar alguma sequela após a recuperação. No intuito de prestar serviço à comunidade, e analisar os efeitos da fisioterapia aquática na comparação com a fisioterapia convencional (no solo), a clínica de Fisioterapia da São Judas oferece para o tratamento gratuito para aqueles que contraíram o coronavírus e tenham apresentado ou não alguma sequela. Para participar, basta ter mais de 30 anos e o comprovante de diagnóstico da doença. O atendimento será feito na clínica localizada no campus Mooca. As vagas para o atendimento estão disponíveis até o dia 15 deste mês e podem ser feitas pelo telefone da unidade: 11 2799-1659 ou clicando neste link.

De acordo com a idealizadora do estudo, a professora do curso de graduação de Fisioterapia da Universidade São Judas, e doutora em Ciências Patrícia Franciulli, os participantes serão avaliados e divididos em dois grupos que receberão tratamento distintos: fisioterapia aquática e convencional (no solo). Esse processo pode ter duração de dois meses e, ao final, os pacientes passam por nova análise das condições físicas. “A expectativa da pesquisa é melhorar a força muscular, mobilidade e melhorar o desempenho nas atividades de vida diária dos participantes”, revela Patrícia Franciulli.

Os atendimentos serão feitos duas vezes por semana, com duração de 40 minutos cada, totalizando 16 sessões de tratamento. “Em função da falta de acompanhamento após o diagnóstico da Covid, muitas pessoas apresentaram quadro de perda de força, fadiga, trombose venosa e até mesmo de AVC e disfunções respiratórias graves. Em função disso, estamos disponibilizando o tratamento gratuito para contribuir com a capacidade funcional dos pacientes”, explica Patrícia Franciulli.

Anualmente, a Clínica de Fisioterapia da Universidade São Judas realiza mais de 20 mil atendimentos gratuitos à população, em diferentes especialidades como saúde do idoso e da mulher, disfunções musculoesqueléticas, neurologia adulto e neuropediátrica, reabilitação cardiorrespiratória, hidroterapia e reeducação postural.