Como as empresas podem cultivar ações de prevenção ao suicídio o ano todo

Head de Psicologia da orienteme fala sobre a importância de cultivar as ações do Setembro Amarelo

No mês de setembro, a prevenção ao suicídio entra em pauta e mobiliza ações de conscientização. Porém, embora seja um mês muito importante, a verdadeira prevenção na empresa acontece ao manter essas ações o ano inteiro, de maneira preventiva.

Renata Tavoralo, Head de Psicologia da orienteme, healthtech que oferece saúde psicológica e nutricional aos colaboradores de empresas, enfatiza ser importante ressaltar que os problemas emocionais sempre existiram e foram potencializados nos últimos anos com o advento da pandemia da Covid-19.

“Ainda existe um grande tabu quando se fala em saúde emocional, por diversas causas, entre elas: vergonha, medo do julgamento, medo de prejudicar sua carreira e até mesmo a dificuldade em assumir para si mesmo que está passando por questões emocionais”, comenta Renata.

Com a atual cultura de trabalho, pode ser difícil separar o ser profissional do pessoal, por isso, é importante que a saúde emocional esteja em equilíbrio nesses dois aspectos da vida. Isso porque, quando se tem problema em um deles, pode acontecer de impactar no outro, e virar uma “bola de neve”.

“Hoje em dia se aborda muito o tema, para que as pessoas adquiram consciência da importância de cuidar de sua saúde mental”. Renata também enfatiza que é “por isso que é fundamental termos campanhas como o Setembro Amarelo, em que visamos conscientizar as pessoas e desmistificar tabus”, complementa a Head de Psicologia da orienteme.

Por isso é tão importante fazer o mapeamento e dar suporte aos colaboradores o ano inteiro. O mês de setembro pode ser um bom momento para começar a implementar algumas medidas de saúde integral nas empresas, mas não deve parar por aí, já que essas campanhas devem se estender por todo o ano.

Assim, Renata conta um pouco sobre como a plataforma da orienteme auxilia as empresas a conseguir realizar medidas preventivas, em relação à saúde emocional dos colaboradores, o ano inteiro.

“A orienteme, junto aos seus clientes, faz um mapeamento emocional para avaliar o nível de estresse, depressão e ansiedade da população da empresa, além de desenvolver palestras sobre a importância da valorização da vida e da saúde mental. Além do mapeamento, aplicamos ações presenciais para abordar o tema. Acreditamos que o conhecimento é sempre o melhor caminho e temos como objetivo o trabalho preventivo, focado no autoconhecimento e autocuidado”, finaliza Renata.