Tratamento personalizado, treinamento de equipe e cuidados primários são aspectos que possibilitam um atendimento mais acolhedor

A importância do atendimento humanizado em ambientes hospitalares é fundamental para muitos gestores, sendo também um dos aspectos a serem levados em conta pelos pacientes. Seja no primeiro atendimento ou no consultório, esse conceito baseia-se na premissa de abordar cada pessoa de maneira singular, respeitando suas características emocionais, de saúde, físicas e questões sociais.

Com o intuito de garantir um ambiente com atendimentos mais empáticos em momentos desafiadores e sensíveis, a construção de uma relação de confiança entre médico, hospital e paciente não apenas facilita a melhoria durante a consulta, mas também melhora a qualidade dos serviços prestados.

A preocupação com o atendimento humanizado é amplamente discutida. Em 2003, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional da Humanização (PNH), uma iniciativa voltada para estimular várias áreas do atendimento hospitalar a criarem canais de comunicação abertos, promovendo aprimoramento no diálogo e respeito aos princípios que sustentam o atendimento humanizado.

Além dessa iniciativa federal, algumas medidas podem ser tomadas para assegurar ainda mais a cultura de humanização nos ambientes hospitalares.

Atendimento personalizado

Para garantir o bem-estar do paciente, é fundamental que todos os setores do hospital estejam preparados para proporcionar um atendimento personalizado. Essa abordagem possibilita receber o paciente com empatia, tratando seu problema sempre de maneira respeitosa.

Além disso, o profissional de saúde deve ser receptivo, garantindo uma consulta com uma comunicação compreensível com o paciente, o que contribui para a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes.

Para alcançar esses objetivos, é essencial que todos os setores do hospital estejam em sintonia por meio de treinamento de equipe, bem como a implementação de sistemas integrados capazes de oferecer o histórico do paciente.

Promovendo um ambiente acolhedor

Ao buscar atendimento hospitalar, especialmente em situações de emergência, pacientes e seus familiares encontram-se em momentos delicados e de elevado estresse. Portanto, proporcionar um ambiente acolhedor e promover um tratamento humanizado é fundamental para garantir a qualidade do atendimento.

O uso do nome do paciente, a comunicação de informações detalhadas sobre os processos e a disponibilidade da equipe para esclarecer dúvidas são práticas que contribuem significativamente para humanizar o atendimento.

Além disso, o ambiente demanda cuidados, como a preocupação com a manutenção da limpeza, a presença de poltronas confortáveis, a disponibilidade de televisores e o acesso à rede Wi-Fi para momentos de espera, que tornam o local mais acolhedor.

Incentivo a medicina preventiva

A promoção da saúde por meio de campanhas de vacinação e incentivo a hábitos saudáveis proporciona aos pacientes informações essenciais para a prevenção de diversas doenças, como hipertensão e problemas relacionados ao tabagismo.

Além de fornecer informação e educação à comunidade, essas campanhas possibilitam que os médicos tenham conhecimento e acompanhem o histórico dos pacientes por meio de visitas e exames periódicos.

Por fim, ao implementar a gestão hospitalar focada na humanização, observa-se um efeito benéfico tanto para os membros da equipe quanto para os pacientes, influenciando positivamente a eficácia dos tratamentos clínicos proporcionados.