Doenças respiratórias, como a DPOC e a asma, afetam a qualidade de vida dos pacientes, por produzirem sintomas como tosse, expectoração e falta de ar, que muitas vezes impedem a realização de atividades básicas do dia a dia [I II]. O impacto é profundo: 40 mil brasileiros morrem de DPOC todos os anos [III], e estima-se que a doença pulmonar será a terceira maior causa de morte no mundo em 2020 [IV]. Daí a importância de se falar amplamente sobre o assunto, conscientizar a população sobre o problema e aumentar o acesso a medicamentos que tratem a condição, visto que:

• 71,4% de subdiagnóstico em indivíduos com fatores de risco atendidos na atenção primária [V].
• 50% dos pacientes já estão em estágio moderado da doença no momento do diagnóstico [VI].
• O diagnóstico precoce e tratamento adequado reduzem taxas de exacerbação, (crises respiratórias) internação hospitalar e mortalidade, especialmente em pacientes com 50 a 70 anos de idade. [VIII]
O médico pneumologista Dr. Júlio Abreu lista 7 dicas práticas que pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC, podem seguir para reduzir a frequência dessas crises respiratórias que comumente os afetam.
• Seguir regularmente o tratamento prescrito;
• Vacinar contra gripe anualmente e contra a pneumonia de acordo com a orientação médica;
• Realizar de atividades físicas regularmente, seguindo plano de orientação médica
• Caso seja fumante, parar com o uso do cigarro.

• Seguir uma dieta com baixo teor de carboidratos se estiver com sobrepeso ou obeso.
• Discutir com seu médico um plano de ação caso haja uma piora dos sintomas.
• Procurar um serviço de saúde se não apresentar melhora seguindo o plano de ação proposto no item 6, principalmente se estiver com aumento significativo da falta de ar.
Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e a maior de capital fechado, com cerca de 51.000 funcionários globalmente e possui como foco de atuação desenvolver soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2019, obteve vendas líquidas de cerca de € 19 bilhões de euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a aproximadamente 18% do faturamento líquido, cerca de 3,5 bilhões de euros. No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritório em São Paulo e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.