A 30ª edição da Hospitalar, o principal evento de saúde corporativa da América Latina, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, em São Paulo, traz o Congresso de Atenção Domiciliar e Transição de Cuidados (CAD) sob o tema “Da Origem ao Futuro – Evolução na Atenção Domiciliar e Transição de Cuidados”.
Com a curadoria de Cláudia Pedrosa, presidente da Encosad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar), o evento aposta em um formato mais interativo, abrindo maior espaço para perguntas e respostas, e coloca em pauta temas decisivos para o presente e o futuro do setor. Acesse Link e faça a sua inscrição para este congresso que ocorrerá entre os dias 22 e 23 de maio.
“Nosso país é enorme e diverso, com realidades muito diferentes. Para avançar, precisamos escutar mais os profissionais da ponta, entender suas demandas e desafios”, afirma Cláudia Pedrosa. O congresso propõe um modelo de diálogo que vai além das palestras expositivas e permite trocas mais próximas com o público, valorizando o conhecimento de quem atua diretamente nos territórios.
As discussões trarão insights sobre a transformação do cuidado, integração com novas tecnologias, modelos de gestão e financiamento, além do papel estratégico das unidades de transição na melhoria do atendimento e sustentabilidade do sistema de saúde. Acesse o podcast e saiba mais Link.
Programação
Entre os temas centrais da edição estão os investimentos em saúde diante do envelhecimento da população, o papel da tecnologia e da inteligência artificial, e os caminhos para fortalecer a capacitação e qualificação dos profissionais de saúde. A atenção domiciliar, como modelo capaz de oferecer internação e tratamento dentro da casa do paciente, será debatida com profundidade por especialistas de diferentes regiões do país.
Em um momento de repercussão nacional sobre fraudes e práticas irregulares no setor, o congresso também abre espaço para discutir a regulamentação da atenção domiciliar. Cláudia ressalta que a medida é essencial para proteger os pacientes e valorizar as empresas e profissionais: “A regulamentação é o caminho para fortalecer as boas práticas, garantir transparência e segurança e mostrar que há um setor comprometido com a excelência”.
Outro ponto alto da programação é a abordagem sobre cuidados paliativos, com foco na dignidade no fim da vida. O congresso contará com a presença da diretora do primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil, recém-inaugurado na Bahia, e com debates sobre políticas públicas voltadas ao tema. “Falar de cuidados paliativos é falar de ESG, de dignidade para todos, independentemente da classe social”, reforça Cláudia.
A programação traz debates sobre temas como tributação, com a equiparação dos benefícios fiscais da atenção domiciliar aos dos hospitais, e o papel das clínicas de transição de cuidados, fundamentais no processo de desospitalização. O congresso contará com a presença de juízes, desembargadores e especialistas que abordarão os aspectos jurídicos e regulatórios do setor.
Ao reunir especialistas de diversas áreas e regiões, o Congresso de Atenção Domiciliar reafirma seu compromisso com a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente, tecnológico e humano.