Evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 13 de setembro, com a presença de lideranças globais do setor 

Como podem os hospitais prestar cuidados seguros, de qualidade e com baixo teor de carbono para impulsionar a resiliência climática? O 47o Congresso Mundial de Hospitais (WHC2024), que será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, vai promover sessões exclusivas para debater a importância da sustentabilidade ambiental nos centros de saúde. Promovido pela International Hospital Federation (IHF), em parceria com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o evento vai proporcionar, além de um rico fórum de debates, com a presença de líderes de todas as partes do mundo, atividades práticas, com visitas guiadas aos principais estabelecimentos de saúde do país.

As sessões de sustentabilidade estão previstas na Trilha 5 da programação do congresso. O objetivo é evidenciar como os hospitais precisam estar preparados para o futuro, por meio da liderança em práticas de sustentabilidade em gestão, operações, modelos clínicos e muito mais.

“A cada edição, o Congresso Mundial de Hospitais tem se firmado como um importante fórum para debater não apenas temas relacionados à saúde e à gestão hospitalar, mas também à crise climática global. A saúde é um setor imprescindível para o bem-estar da população, com uma grande capilaridade de atuação, e precisa também dar a sua parcela de contribuição contra o aquecimento global. Neste sentido, o Congresso que será realizado aqui no Brasil vai promover vários debates propositivos sobre o tema”, explica o presidente da FBH, Adelvanio Francisco Morato.

Desmascarando os mitos
As alterações climáticas têm um impacto direto e cada vez mais prejudicial tanto na saúde das comunidades como na prestação de cuidados de saúde. Entretanto, o setor tem muitas oportunidades para reduzir o seu impacto ambiental negativo e, ao mesmo tempo, contribuir para uma saúde melhor para todos.

Na Plenária 2, por exemplo, o painel envolverá os participantes na destruição de mitos relacionados aos cuidados de saúde de baixo carbono, resilientes e sustentáveis. Serão debatidos dados e questões relacionadas a custos, estudos de casos motivacionais e exemplos ao longo do caminho.

Padrões de acreditação e qualidade dos cuidados
Nesta sessão, os congressistas terão a oportunidade de conhecer mais sobre como os cuidados de baixo carbono ​​estão sendo incorporados na acreditação hospitalar. A análise de quadros e normas específicas no setor da saúde irão permitir abordar as alterações climáticas como parte das suas operações, incluindo a qualidade e segurança dos cuidados; avaliar o seu desempenho e progresso em direção a modelos de prestação sustentáveis; e definir estratégias e prioridades.

Engajamento e educação
Entre os painéis para debater sustentabilidade, um específico irá explorar formas inovadoras de fortalecer a capacidade de sustentabilidade dos executivos hospitalares e da força de trabalho, para acelerar a transição para a prestação de cuidados de saúde com baixo teor de carbono.

Operações e infraestrutura
Para os sistemas de saúde que enfrentam crescentes desafios ambientais e restrições econômicas, o WHC2024 ai oferecer informações valiosas sobre a eficiência de custos e os benefícios para a comunidade na adoção de práticas e estratégias sustentáveis ​​em instalações de saúde.

Qualidade sustentável dos cuidados
O painel 4 da série vai abordar a qualidade dos cuidados em hospitais e sistemas de saúde que enfrentam escassez de recursos (técnicos, financeiros e/ou humanos). As discussões focam em aspectos práticos e operacionais, identificando potenciais lacunas e alavancas de ação.

Coorganizado pela IHF, o Centro de Sustentabilidade de Genebra, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e o Acelerador de Ação Climática e La Chaîne de L’Espoir, o painel pretende mostrar como a transformação de hospitais em ambientes com poucos recursos para pessoas, lugares e planeta, faz parte de uma série de intercâmbios aprofundados.

Cuidados clínicos
As sessões também pretendem mostrar como existem oportunidades para integrar a sustentabilidade em todas as áreas da gestão hospitalar e da prestação de cuidados de saúde. Os palestrantes vão explorar uma variedade de iniciativas inovadoras em diferentes departamentos do hospital.

Todas as sessões oferecerão tradução ao vivo (inglês para português / português para inglês) para que os congressistas possam participar e efetuar trocas facilmente com colegas de outros países. Além disso, a programação do congresso também prevê a realização de uma mini masterclass, que abordará o programa de aprendizagem executiva para desafios de sustentabilidade. O painel vai destacar como os líderes hospitalares podem enfrentar as alterações climáticas para beneficiar a sua comunidade, força de trabalho e desempenho operacional.

Apresentada por Sonia Roschnik e Andrew Garman, a mini masterclass cobrirá módulos importantes para ajudar os participantes a compreender como fazer a transição das suas organizações de saúde para emissões líquidas zero. O Dr. Jonathan Perlin, Presidente e CEO da Joint Commission Enterprise, também fará um apelo à ação para que os líderes da saúde em todo o mundo se envolvam em iniciativas baseadas na sustentabilidade.