Nos meses de março e abril, aproximadamente 25 mil novos médicos passaram a adotar a receita médica digital, volume de cadastros quase 1.000% superior à média histórica. Mais de 1,6 milhão de pacientes receberam receitas médicas digitais no primeiro trimestre de 2020

A regulamentação do Ministério da Saúde que liberou, em caráter emergencial, o uso da telemedicina, por conta da pandemia de coronavírus, contribuiu para um salto significativo no uso da receita médica digital entre os médicos brasileiros. Segundo a Memed, healthtech pioneira e líder no mercado em prescrição médica digital no Brasil, em março e abril deste ano, aproximadamente 25 mil médicos cadastraram-se para fazer uso gratuito da solução. Isso representa um aumento de quase 1.000% no volume de novos médicos usuários na plataforma, em comparação à média de 2019.

Atualmente, são mais de 100 mil médicos utilizando a plataforma para prescrição digital da Memed no Brasil. Esse número, se somado aos usuários de hospitais e operadoras de saúde, ultrapassa a marca de 130 mil. O volume de prescrição também cresceu. No primeiro trimestre de 2020, foi 60% maior do registrado no mesmo período do ano passado. Em 2019, mais de 5 milhões de prescrições foram realizadas digitalmente, número que vem aumentando anualmente desde 2016.

Impulsionada pelo cenário de isolamento social (coronavírus e telemedicina), a adesão por parte das redes de farmácias e drogarias foi bastante rápida. Em apenas 30 dias, mais de 20 mil farmácias cadastraram-se na plataforma da Memed gratuitamente e passaram a aceitar a receita médica digital em todos os estados do Brasil. Com isso, os clientes que recebem a receita médica digital por SMS direto no celular, prescrita pelo seu médico, podem apresentá-la no balcão. A farmácia, então, confere se o documento de prescrição está assinado digitalmente pelo médico via certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) – exigido pelo Ministério da Saúde (MS), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) –, e, em seguida, realiza a dispensação dos medicamentos.

Isso torna todo o processo mais prático e até mais seguro, tanto para o médico quanto para o paciente, já que o sistema permite que o médico emita a receita digitalmente, não sendo necessário que o paciente se desloque para receber o documento em mãos, além de assegurar à farmácia a precisão do documento.

Entenda o que é a Memed

A Memed já existe no mercado desde 2012 e é uma das primeiras health techs do Brasil. A empresa é investida pelos principais fundos de venture capital da região, como Redpoint eventures, Qualcomm Ventures e Monashees Capital. Em janeiro deste ano, recebeu um novo aporte de R$ 20 milhões de um fundo liderado pela DNA Capital e Redpoint eventures.

A visão da Memed é criar um ecossistema por meio das prescrições digitais e democratizar a saúde no Brasil, o que explica a gratuidade da solução. Além dos aportes, a empresa rentabiliza o negócio por intermédio de produtos que oferecem tecnologia para gerar saúde, seja colaborando para a educação e o conhecimento médico, seja gerando eficiência e padronização de atendimentos clínicos, seja, ainda, empoderando balconistas e farmacêuticos a oferecerem cada vez mais um atendimento humanizado a todos os pacientes.

Segurança da informação – outro aspecto bastante importante para a Memed diz respeito à privacidade de dados. Desde sua fundação, essa foi uma premissa na qual a empresa tem atuado para desenvolver políticas que visam resguardar as informações que são trafegadas em sua plataforma de prescrição médica digital. Além disso, desde março deste ano a Memed conta com um apoio de uma consultoria europeia para garantir 100% de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2021. É também parte do seu compromisso com os acionistas o emprego das melhores práticas e tecnologias globais no que diz respeito ao gerenciamento e ao armazenamento de dados. Isso inclui o fato de a Memed ser auditada anualmente por uma das top cinco empresas de auditoria globais.