Cristo Redentor veste a camisa para conscientizar sobre o câncer de pele
O mundialmente conhecido Cristo Redentor está de braços abertos para o #DezembroLaranja, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele!
Projeções e iluminações especiais vestirão o monumento nessa última quarta-feira, 2 de dezembro, a partir das 19h. A ação especial marcou a abertura da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população sobre o câncer de maior incidência nas pessoas. A iniciativa completa sete anos em 2020. A comunicação enfatiza que #CancerdePeleECoisaSeria e que a conscientização deve começar na infância.
“O Cristo Redentor abre seus braços mais uma vez pela conscientização. Evitar o câncer de pele é tarefa que cabe a cada um, já que medidas simples, no cuidado com o próprio corpo, como usar filtro solar, óculos de sol e chapéu, são eficazes”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. “Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Na campanha deste ano, queremos compartilhar conteúdo que seja útil às pessoas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada uma, para isso contaremos com a participação e o engajamento dos médicos dermatologistas, que também fazem a diferença na hora de passar a informação segura”, afirma Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A campanha de 2020 destaca ainda que os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.
Para mais informações, acesse www.dezembrolaranja.com.br.