Especialista da GUM alerta sobre como a prática pode comprometer a saúde bucal e aumentar infecções

O compartilhamento de escovas de dente pode parecer um costume inofensivo para muitos, mas a prática pode se tornar um grande risco para a saúde bucal. Dividir o item de higiene pessoal facilita a transmissão de bactérias e fungos presentes na boca, além de aumentar o potencial de contaminação de doenças, como gripe e hepatites.

Segundo Gabriella Mundim, dentista e consultora da GUM, marca especializada em produtos inovadores para cuidados bucais, quando se trata da escova de dente, é extremamente proibido o compartilhamento. Isso porque a escova é um instrumento para remover resto de alimento e bactérias presentes na região. “Ao compartilhar o objeto aumentamos o risco contaminação para as pessoas, seja cônjuge, namorado ou até o filho”, explica.

A especialista ainda afirma que a prática pode aumentar o risco de infecção, e problemas com a saúde bucal. “A imunidade de cada um é diferente, então a gente convive com uma microbiota específica na nossa boca. É por isso que o compartilhamento de escova pode aumentar o risco de doenças contagiosas”.

Além do risco relacionado a doenças, é possível agravar as próprias necessidades ou acabar machucando a região ao utilizar a escova de outro indivíduo. “Cada pessoa escolhe a escova de acordo com as próprias necessidades. São diversos modelos que se adequam as demandas de cada um, como a maciez e tamanho das cerdas, por exemplo”, pontua.

A consultora enfatiza que existem alguns cuidados que podem manter a saúde bucal sempre em dia. “É importante enxaguar o item com água corrente após o uso, armazena-lo em local arejado e, se possível, utilizar um protetor de cerdas que permita a passagem de ar. Isso evita que as bactérias presentes no banheiro se alojem nas escovas”, indica.

Para finalizar a especialista ressalta que, “a escova de dente deve ser trocada a cada 3 meses, já que após esse período ela perde sua eficiência com a deformação das cerdas. Ao contrair gripe ou resfriado, a escova também deve ser substituída imediatamente para evitar a reinfecção, independentemente do tempo de uso”, conclui.

Sobre a GUM®

Lançada há mais de 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.