Disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde da zona sul de São Paulo, administradas pelo CEJAM, exame é realizado após o quinto dia de suspeita
São Paulo, novembro de 2020 – Celebrado no penúltimo sábado do mês de novembro, o Dia Nacional de Combate à Dengue marca o início de uma série de ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, perda de apetite, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sintomas que caracterizam a dengue, que pode se agravar conforme a condição de saúde de cada paciente. Por ser de origem viral, o tratamento foca no controle dos sintomas até que o corpo se recupere. “Pessoas que usam anticoagulantes, por exemplo, estão mais predispostos a desenvolver a dengue hemorrágica, que é mais severa”, explica Patrícia Ishida, enfermeira da Vigilância da Saúde do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM).
O teste rápido de dengue, realizado após o quinto dia de suspeita da doença com amostras de sangue, é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pelo CEJAM, na zona sul de São Paulo, e possibilita um diagnóstico rápido e seguro em até 10 minutos.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando água parada em vasos de plantas, pneus velhos, telhas, piscinas sem uso e lixos. Além disso, deve-se manter a caixa d’agua limpa e bem tampada. “Não basta apenas não ter água parada. Mesmo nos locais em que a água secou, os ovos do mosquito podem se reproduzir se houver um novo contato com a água. Portanto, é necessário limpar e esfregar as áreas”, recomenda Ishida.
A partir de novembro, a temporada de chuvas e calor que forma ambientes mais propícios para reprodução do mosquito transmissor, os serviços de saúde administrados pelo CEJAM, no Jardim Ângela e Capão Redondo na zona sul de São Paulo, intensificam as iniciativas de conscientização e combate contra a doença, com busca por focos nas residências da comunidade, verificações de ambientes com entulhos e busca ativa em residências com casos confirmados de dengue.