Fintech DrCash cria uma solução de crédito específico para a especialidade oftalmológica para financiar procedimento no segmento da saúde e bem-estar
A prevenção e diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão conta com o alerta em 10 de julho para que a sociedade fique atenta aos tratamentos e métodos preventivos que o problema de saúde pode causar, caso não haja uma intervenção médica.
O Dia da Saúde Ocular propõe-se a conscientizar a população, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 75% dos casos de cegueira são evitáveis ou curáveis. A estatística aponta que, a cada quatro cegos, três poderiam não estar nessa situação.
Com a perspectiva de democratização e acesso à saúde e disponibilizando linha de crédito a uma parcela da população que busca pelo tratamento de forma privada, a fintech DrCash cria uma solução de crédito específico para os procedimentos oftalmológicos. A startup espera financiar consultas, procedimentos e cirurgias -como por exemplo a aplicação de lente intraocular multifocal- que não são cobertos pela saúde suplementar e o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o levantamento do governo federal, as principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.
De acordo com o CEO e cofundador da DrCash, Gabriel Meireles, há linha de crédito específica para as cirurgias de catarata, nos casos em que há indicação médica, para atender uma parcela da população brasileira que opta pelo serviço privado. Dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que pelo menos 30% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem com a doença, porém, há casos em que a cirurgia é recomendada para pessoas acima de 40 anos.
A startup DrCash é uma plataforma que financia procedimentos estéticos, odontológicos e oftalmológicos que facilita o dia a dia dos consultórios médicos e clínicas para pessoas que desejam crédito para financiar intervenção no segmento da saúde e bem-estar, sem comprometer cartão de crédito.
“O nosso serviço democratiza o acesso à saúde ao possibilitar que a população realize procedimentos e tratamentos médicos, independente do plano de saúde e com preços acessíveis e forma de pagamento facilitada” afirmou o cofundador da DrCash, Lucas Hamú.
A cirurgia oftalmológica precisa ter indicação médica e, sobretudo, após uma consulta com o médico especialista. O processo passa por avaliação pré-cirúrgica e pós-operatório. Todavia, dependerá de cada clínica a inclusão no pacote de serviços pré-cirúrgicos.
Estatísticas
Dados consolidados pela pesquisa feita pelo Ibope em 2019 mostraram que um terço da população do país nunca passou por um atendimento oftalmológico, e que a consulta ao especialista só ocorre quando os problemas de visão já estão em grau avançado. Este foi o caso para 74% dos dois mil participantes que responderam a pesquisa. Os resultados apontaram que 28% dos entrevistados afirmaram sofrer de alguma doença ocular e 61% conhecem alguém nessa situação. No caso de pessoas acima de 40 anos, 38% responderam ter alguma doença ocular.